Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

DIACONIA avalia investimento em formação e mobilização social no ano de 2014

Faltando cinco dias para terminar 2014, o tempo é de avaliar os investimentos e resultados obtidos pela Unidade Territorial da Diaconia no Oeste Potiguar em relação à garantia dos direitos das agricultoras e agricultores no acesso à água de beber e produzir alimentos, fortalecimento da agricultura familiar e expansão de tecnologias sociais para a convivência com o Semiárido. Em parceria com entidades financiadoras nacionais e internacionais, foram realizados durante o ano 69 cursos de formação e capacitadas cerca de 1700 famílias de municípios da região.

Realizadas nas próprias comunidades, as capacitações são voltadas a beneficiários e beneficiárias das tecnologias de primeira e segunda água (cisternas de placa de 16 e 52 mil litros), e fazem parte de uma proposta de construção de processos participativos para a transformação rural do Semiárido. Os treinamentos buscam o envolvimento das famílias no processo de implementação da tecnologia, assim como promovem o debate acerca de questões como agroecologia, cooperativismo, uso sustentável da água, direito humano à água e alimento e soberania alimentar.

Outras atividades de formação e mobilização também são realizadas, tais como encontros municipais, reuniões comunitárias, capacitações de agricultores e agricultoras, de pedreiros e pedreiras, de comissões municipais e intercâmbios.


Através do Programa Um Milhão de Cisternas da ASA (P1MC), foram disponibilizadas este ano 944 cisternas de consumo para atender a demanda de 6 municípios: Frutuoso Gomes, José da Penha, Martins, Marcelino Vieira, Rafael Fernandes e São Miguel. Para as famílias beneficiárias do P1MC, foram promovidas capacitações em Gerenciamento de Recursos Hídricos. Em 2014, foram realizados 35 cursos que têm carga horária de 16 horas cada e são ministrados por filhos e filhas de agricultores, devidamente habilitados.

Pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) foram financiadas pela Fundação Banco do Brasil (FBB) 300 cisternas de produção, sendo 150 de enxurrada e 150 calçadão, para Alexandria, Martins e Umarizal. O Programa Cisternas, parceria da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte (SETHAS) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), implementará 350 cisternas calçadão em 13 municípios do Alto Oeste. Esse programa também realizou duas capacitações: uma em Gestão de Água para produção de Alimentos (GAPA), e a outra em Sistema Simplificado de Manejo de Água (SSMA), com carga horária de 24 horas cada.

Além destas, foram realizadas capacitações em casa de sementes e de pedreiros para a construção de cisternas de 52 mil litros, e também intercâmbios e encontros municipais e territoriais. Durante as capacitações, é oferecida toda a estrutura aos participantes, incluindo material didático, alimentação e material de construção.

De acordo com a Auxiliar Técnica Bárbara Samara, investir em formação e troca de experiência é garantir que as famílias se envolvam no processo e conquistem mais autonomia sobre ele. “Nos cursos também estimulamos as famílias a participarem criticamente das atividades, dando autonomia para que acompanhem e fiscalizem a execução da obra que está sendo feita no quintal de sua casa com recursos públicos”, destaca.

O auxiliar técnico Jânio Amorim também avalia os avanços do ano e as perspectivas para 2015: “Tenho a mais absoluta certeza que estes resultados só foram possíveis de serem alcançados, devido a sinergia entre equipe técnica, administrativa, coordenação, famílias agricultoras e fornecedores. Acredito que teremos um 2015 de dificuldades, porém acredito também no potencial da Diaconia e do Brasil como um todo, para que possamos superar estas barreias com harmonia e sustentabilidade”, acrescenta Jânio.

Intercâmbios - Além das capacitações, foram promovidos 5 intercâmbios intermunicipais e interestaduais de experiências entre agricultores e agricultoras familiares. O investimento na atividade possibilitou a mais de 50 beneficiários e beneficiárias do programa Uma Terra Duas Águas conhecerem outras realidades e trocarem conhecimentos sobre práticas agroecológicas e técnicas de manejo de solo e de água. Os intercâmbios aconteceram nos municípios de Afogados da Ingazeira (PE), Apodi (RN), Campo Grande (RN), Caraúbas (RN) e Teixeira (PB).

* André Araújo e ** Carlos Henrique Silva são assessores de comunicação da Diaconia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS