Páginas

quinta-feira, 11 de julho de 2013

CFF planeja movimento nacional por revisão de tabela SUS da análises clínicas

Profissionais e entidades ligadas à área de análises clínicas em todo o País serão convocados pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) a participar de uma grande mobilização em Brasília pela revisão da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) para esses procedimentos. Detalhes da organização do movimento foram discutidos em reunião do Grupo Técnico sobre Análises Clínicas do CFF, autor da proposta, nesta terça-feira, dia 09 de julho, na sede do Conselho, em Brasília. Depois, o grupo, que é coordenado por Mário Martinelli Júnior, conselheiro federal pela Bahia, apresentou oficialmente a ideia ao presidente do CFF Walter da Silva Jorge João.

A revisão da tabela SUS para procedimentos de análises clínicas é considerada pelo setor uma necessidade urgente. “A grande maioria dos procedimentos não tem a sua remuneração atualizada há 19 anos”, comenta o Luiz Arno Lauer, membro da comissão. “O Sistema Único de Saúde exige qualidade do prestador de serviços, mas como podemos oferecer essa qualidade com valores de R$1,85 por um exame de glicose, por exemplo”, questiona Jerolino Lopes Aquino, conselheiro federal suplente e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac).

Uma das estratégias já definidas para chamar a atenção para as reivindicações do movimento será o uso de um laço de fita preta pelos manifestantes. “A proposta é envolver todas as instâncias que possam fazer gestão junto ao Ministério da Saúde para a rediscussão dos valores pagos aos laboratórios”, comenta a também integrante do Grupo, Lenira da Silva Costa, conselheira federal pelo Rio Grande do Norte.

Fonte: Comunicação CFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS