Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

ACORDA BRASIL: Protesto que começou pacífico em Natal registra cenas de vandalismo e quebra-quebra

O protesto que começou pacífico em Natal, inclusive com a participação de famílias, atingiu momentos de tensão e puro vandalismo quando a marcha chegou ao shopping Midway Mall, por volta das 18h30. Lá, um pequeno grupo de manifestantes manchou o movimento, promovendo quebra-quebra em patrimônios públicos e privados.
Os primeiros alvos foram o colégio Contemporâneo e a lanchonete Habibs. O primeiro teve parte do portão arrancado e o segundo uma das vidraças quebradas. Em frente ao maior shopping da capital, um grupo quebrou a entrada da Bernardo Vieira e ameçou invadir o estabelecimento.
Depois, os manifestantes marcharam em direção a avenida Prudente de Morais. No trajeto, depredaram uma parada de ônibus, queimaram pneus e ainda danificaram um dos vidros do carro de reportagem da Band Natal, que depois acabou virado. Depois, quebraram as vidraças do Banco do Brasil e da Caixa.

"Imagens dos vândalos já estão sendo passadas para a Polícia Civil, para que sejam identificados e respondam por seus atos", informou a Sesed.A Polícia Militar, que observava tudo de longe, enviou reforço para o local. A ordem era evitar atos de vandalismo, para que não fosse necessário a intervenção do Batalhão de Choque.

Mais cedo, o dirigente do PSTU, Dário Barbosa foi agredido. Ele portava uma bandeira do partido, o que foi reprimido pelos manifestantes. A vereadora Amanda Gurgel, a mais votada da história da capital, foi vaiada.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 25 mil participaram dos protestos. Vários temas foram abordados. Combate a corrupção, cura gay, segurança, saúde, gastos da Copa, entre outros assuntos, foram alvos do protesto.

Ao longo da marcha, os ativistas exibiam bandeiras do Brasil, entoava cânticos e pediam para que se evitassem atos de vandalismo.


Via Jornal de Fato/Tribuna do Norte/No minuto.com

Um comentário:

  1. Imprensa internacional cita Natal como pioneira em protestos recentes no Brasil
    Fonte: Tribuna do Norte, Natal/RN Data: 18 de junho de 2013 Em: Cidades, Destaque
    Notícia publicada na Tribuna do Norte:

    Com os olhos voltados ao país devido à proximidade da Copa do Mundo e realização da Copa das Confederações, o Brasil ganhou as manchetes dos principais veículos de comunicação do mundo nesta terça-feira (19), após as manifestações populares em 12 capitais do país, além do Distrito Federal. Natal, que não teve movimentações ontem (18), foi lembrada como o local de onde começaram as mobilizações atuais.


    New York Times destacou que protestos começaram em Natal. Le Monde e El País foram alguns dos que destacaram manifestações no Brasil. (Foto: Reprodução)

    O Ney York Times, dos Estados Unidos, destacou que milhares de pessoas ganharam as ruas em protestos nas maiores cidades do país. A publicação enfatizou as mobilizações em São Paulo como “tranquilas”, relatou a ocupação do Congresso Nacional, em Brasília, mas destacou que no Rio de Janeiro houve tumultos, citando a tentativa de invasão à Assembleia Legislativa do Estado.

    Ainda no NYT, Natal é citada como pioneira nas revoltas populares recentes. O jornal não falou sobre os protestos do ano passado, quando manifestantes cobraram a saída da então prefeita Micarla de Sousa e também a redução da tarifa de ônibus.
    “Protestos similares (aos de ontem) emergiram em maio, em Natal, uma cidade no nordeste do Brasil, e, neste mês, em São Paulo, após as autoridades majorarem o preço das passagens de ônibus”, disse a publicação.
    O Le Monde, da França, também destacou os protestos no Brasil. A publicação citou os “gastos exorbitantes” na preparação para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos como foco principal dos protestos, além da cobrança por saúde e educação.
    A publicação francesa comparou a mobilização brasileira às que ocorreram na Turquia e disse que as redes sociais contribuíram para a organização dos protestos, assim como na rápida propagação de imagens dos protestos.
    No site do espanhol El País (elpais.com), os protestos no Brasil ganharam um destaque contínuo na parte superior da página principal, além da manchete, que destacou o valor histórico dos protestos. “A subida do transporte se voltou como pretexto para lutar por uma sociedade mais justa. Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas de São Paulo de forma pacífica, enquanto o Rio viveu uma noite com problemas”, disse a publicação.
    Os protestos continuam hoje pelo país. Em Natal, haverá uma plenária para discutir como será realizado o protesto agendado para a quinta-feira (21). O encontro entre os manifestantes ocorre às 17h, no Centro de Convivência da UFRN.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS