Páginas

domingo, 4 de novembro de 2012

PROFISSIONAIS DA SAÚDE: Ato de lavar as mãos pode evitar doenças e salvar vidas

Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a infectologia do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel alerta para um dos principais pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde, a higienização das mãos. Esta é a forma de prevenção mais eficaz à transmissão de vírus e bactérias dentro dos ambientes hospitalares. É, também, uma técnica de extrema importância no controle de infecções relacionadas às transmissões cruzadas de micro-organismos multirresistentes.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as mãos constituem a principal via de transmissão de micro-organismos durante a assistência prestada aos pacientes. Isto se dá pois a pele é um reservatório de diversos micro-organismos. Estes, podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

“É imprescindível que todos os profissionais que atuam na área da saúde sejam conscientes da importância que esta simples ação possui. É impossível separar uma boa assistência de uma boa higiene de mãos”, afirma a infectologista do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), Rosângela Morais.

Ainda de acordo com a infectologista, a pele das mãos alberga, principalmente, duas populações de micro-organismos: os pertencentes à microbiota residente que são constituídas por microrganismos de baixa virulência, como corinebactérias e micrococos, pouco associados às infecções veiculadas pelas mãos e à microbiota transitória. “Esta última desempenha papel fundamental na transmissão de bactérias com alto padrão de virulência ou de resistência aos antimicrobianos, como as kpc, mas, que pode ser eliminada com a técnica de higienização de mãos”, explica a infectologista.

SAIBA MAIS

Quando higienizar as mãos com água e sabão? Em todos os casos quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais, ao iniciar o turno de trabalho, após ir ao banheiro, antes e depois das refeições, antes de preparo de alimentos, ou, antes de preparo e manipulação de medicamentos.

Barriguda News
Via Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS