domingo, 20 de outubro de 2019

SÍFILIS

Sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria chamada Treponema Pallidum. Ela desenvolve-se em diferentes estágios e os sintomas variam conforme esses estágios. Feridas indolores (cancros) aparecem na região genital na primeira semana de contaminação e desaparecem até 10 dias, mesmo sem tratamento, daí o apelido de doença silenciosa ou latente. 

Após um mês podem surgir coceira, vermelhidão pelo corpo e ínguas (gânglios aumentados de tamanhos)em axilas e pescoço, além de febre e inflamação de garganta. Nesta fase, a sífilis é contagiosa através do contato com a região infectada. Numa fase mais avançada, ocorrem dores de cabeça e crises  convulsivas e de diagnóstico difícil. Passada esta fase, os sintomas podem desaparecer e a doença ficar latente.

Importante prestar atenção na transmissão durante a gravidez, sífilis congênita, por meio da placenta. Raramente, a sífilis pode ser transmitida pelo beijo.


O diagnóstico é feito por médico generalista, urologista ou infectologista através de exame físico e laboratorial como exames VDRL, FTA-ABS e Cultura bacteriana da secreção e se positivar para sífilis, faça exames para outras doenças sexualmente transmissíveis como gonorréia, hepatites e aids.


O tratamento é feito com isso de antibióticos específicos e analgésicos, além de visitas ao médico, periodicamente. 


Prevenir é o melhor remédio, sendo o uso de camisinha (relação sexual segura) a melhor forma de prevenção da sífilis!

*Dr. Edinaldo Almeida - Cirurgião Plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...