domingo, 22 de setembro de 2019

MELANOMA

O tumor maligno que vitimou o famoso cantor Roberto Leal essa semana, representa 4% dos tumores malignos no nosso País, porém é o mais grave câncer de pele de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.

O melanoma tem origem nas células que produzem o pigmento da pele(melanócitos), mais comum em homens que mulheres, costuma acometer a pele do dorso, orelhas, braços e pernas além do trato gastrointestinal, mucosas e genitais e, ainda, invadir órgãos à distância como cérebro e coração, originando metástases. 


Acredita-se que a causa do melanoma deve-se a uma alteração anormal no DNA dos melanócitos, fazendo com que estes crescem desordenadamente, porém devemos dar atenção a alguns fatores de riscos como: exposição demasiada e frequente ao sol, pessoas albinas, portadores de “sinais” ou “pintas” difusas na pele, histórico familiar e estado de baixa imunidade.

Manchas ou “pintas” que mudaram de cor de clara para marrons, que sangram fácil, coçam, que tem bordas irregulares e com crescimento rápido, merecem investigação precoce por médico especialista: dermatologista, oncologista ou cirurgião plástico.


O diagnóstico é feito através de exame físico e biópsia da lesão suspeita para avaliação histopatológica e diagnóstico definitivo de câncer.


O tratamento é cirúrgico com remoção do tumor,  na fase inicial,  e, quando na fase avançada, pode ser necessária a inclusão de quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e esvaziamento dos gânglios linfáticos comprometidos.


A prevenção é o melhor remédio, daí deve-se evitar exposição solar entre 10h e 16h, usar protetor solar com FPS no mínimo 30, sombrinha e guarda sol, além de camisetas de mangas longas e fazer consultas médicas periódicas com especialistas de pele.


Dr. Edinaldo Almeida - Cirurgião Plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...