quinta-feira, 29 de agosto de 2019

ERA UMA VEZ... EM NATAL (2)

Arte é recriação

A partir de uma cultura cinematográfica enciclopédica, Quentin Tarantino nos presenteou duas grandes obras nesse gênero, Os Oito Odiados e Django Livre.


Seu agora festejado Era uma vez em... Hollywood é um resgate de suas referências, dessas e de outras tantas. 


E ele, como todo grande criador, sempre, extremamente infiel.


Quentin reflete, recria aqueles anos, passeia entre o concreto e o imaginário, misturando-os, confundindo-os, com a sublimação de uma obra de arte, sem apegar-se aos fatos conhecidos, mesmo se realidade tida e havida à exaustão. Não lhe interessa retratar, sua obra não é documental. Pra que repetir o que já se sabe? Ao criador, a licença poética - exercita.


Ninguém entra em cena como podíamos imaginar. Steve McQueen, Al Pacino, e o valente Bruce Lee, amigo da família Polanski, que sai de cena sem o topete.


É assim com Sharon Tate e sua brutal tragédia que contaminou o mundo. Até nesta beira de praia, como bons colonizados, havíamos sentido como se a morte da irmã de um grande amigo. A loura deslumbrante que nos encantara no A dança dos vampiros, O Vale das Bonecas; mulher do íntimo Roman Polanski e seu cultuado O Bebê de Rosemary...


Por aqueles dias - em portas, em bares, no underground, havia cartazes anunciando um festival: Woodstock.


*Napoleão de Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...