segunda-feira, 24 de junho de 2019

DECISIVO: Destinos de Lula e Moro serão decididos por Celso de Mello nesta terça

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira, 25, o julgamento do habeas corpus que pode soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da prisão. O ministro Celso de Mello, caso não haja surpresas, deverá ficar responsável pelo voto decisivo da Corte. A defesa de Lula pressiona pela liberdade do petista, acusando o ex-juiz da Lava Jato de “parcialidade” e de agir com “motivação política” ao condená-lo no caso do triplex.
Relator da Operação Lava Jato no STF, o ministro Edson Fachin, bem como a ministra Cármen Lúcia, já votaram contra o pedido de liberdade de Lula. Faltam se posicionar os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, ministros estes que já se mostraram críticos aos métodos da Lava Jato, e que menos concordam com o relator na Turma. Deverá ficar com o voto decisivo, em caso de empate, o ministro Celso de Mello.
Gilmar foi um dos poucos na Corte a condenar a troca de mensagens atribuídas a Moro e a procuradores da Lava Jato publicadas pelo site The Intercept Brasil. As conversas, segundo o site, sugerem que o então juiz orientou investigações da operação.
Nos gabinetes, integrantes da Corte avaliam que o decano já sinalizou que pode acompanhar a divergência que deve ser aberta por Gilmar para tirar Lula da PF em Curitiba, onde está preso desde abril de 2018.
Essa não é a primeira vez que Celso de Mello analisa a conduta de Moro. Em 2013, o ministro deu o único voto para que o então juiz fosse declarado suspeito em caso de evasão de bilhões de reais do Banestado. À época, Moro atuava na 2.ª Vara Federal de Curitiba, especializada em crimes de lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...