domingo, 21 de abril de 2019

HIPERTENSÃO

Comumente chamada de pressão alta, a hipertensão arterial é uma condição clínico física caracterizada por uma alta da pressão sanguínea e segundo o IBGE, ela atinge 21% da população acima dos 18 anos de idade, convém ressaltar que os valores aceitos como normais costumam ser de 120x80mmHg o que não significa que diminutas variações para mais ou para menos sejam ditas anormais. 

A hipertensão arterial tem origem quando há resistência ao fluxo sanguíneo pelas artérias e vários fatores podem contribuir para tal como: herança familiar, doenças renais, da tireoide e doenças dá suprarrenal, consumo excessivo de álcool, fumo, sal e gorduras, sedentarismo, idade, diabetes e outros fatores.

Comumente assintomática, sem sintomas, por vezes pode surgir tonturas, dores de cabeça, zumbidos no ouvido e se não for tratada corretamente, pode causar AVC ou infarto. Quando a hipertensão aparece na gravidez ela pode causar danos ao feto. 

O diagnóstico é feito por profissional especializado, clínico geral ou cardiologista, através de consulta e aferição da pressão e exames específicos como MAPA, monitorização ambulatorial da pressão arterial, MRPA, monitorização residencial da pressão arterial e outros.

O tratamento é diferenciado para cada paciente e com o uso de diferentes classes de medicamentos, mas o importante é esclarecer que o melhor remédio é a prevenção como: redução do peso ponderal, não abusar do sal, praticar exercícios físicos, abandonar álcool, fumo e gorduras, controlar diabetes e outras doenças. Lembre-se que você não deve nunca abandonar o tratamento após sua pressão arterial normalizar!!!

*Dr. Edinaldo Almeida (Cirurgião Plástico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...