domingo, 28 de abril de 2019

DIABETES MELLITUS


Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação do açúcar, glicose, no sangue devida à alteração na produção ou na ação do hormônio insulina que é produzido no pâncreas e cuja função é promover a entrada da glicose nas células do organismo para ser utilizada como fonte de energia. 

Várias são as condições que levam ao diabetes, porém a maioria dos casos está entre os dois tipos principais: Tipo 1 e Tipo 2. 

No Tipo 1, 5 a 10% dos casos, há uma autoagreção dos anticorpos às células do pâncreas que produzem insulina, costuma acometer crianças e adultos jovens, de início rápido e cursa com sede, fome excessiva, diurese frequente, perda de peso e fraqueza, podendo evoluir para desidratação severa e coma.

No Tipo 2, 90% dos casos, a insulina é produzida em níveis normais, porém há um defeito de ação, caracterizando um quadro de resistência insulínica, costuma acometer a faixa etária acima dos 50 anos, de início mais lento, com muitos dos sintomas do tipo 1, mas que levam mais tempo para se apresentarem e geralmente tá associada ao aumento de peso e obesidade. 

Outro tipo importante de diabetes é o Diabetes Gestacional que trata-se de uma residência insulínica e que não costuma persistir após o parto.

Importante tratar sedentarismo, tabagismo, hipertensão , obesidade, triglicérides elevados que são comorbidades que influenciam no prognóstico do diabetes. 

O exame de glicemia de jejum é o primeiro passo pro diagnóstico, mas a consulta com especialista, endocrinologista, é de suma importância e indispensável e somente ele pode solicitar exames específicos e tratamento mais indicado e lembre-se: NUNCA se automedique!!!

*Dr. Edinaldo Almeida – Cirurgião Plástico -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...