sábado, 23 de fevereiro de 2019

CRISE NA VENEZUELA: Maduro rompe relações diplomáticas com a Colômbia e ameaça Guaidó

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste sábado, 23, o rompimento das relações diplomáticas com a Colômbia, em razão do apoio do governo de Iván Duque ao líder da oposição venezuelana Juan Guaidó em sua tentativa de entregar ajuda humanitária.

“Eu decidi romper todas as relações políticas e diplomáticas com o governo fascista da Colômbia e todos os seus embaixadores e cônsules devem partir em 24 horas da Venezuela. Saia daqui, oligarquia!”, afirmou Maduro em um longo discurso em Caracas.

O presidente socialista disse que “nunca um governo colombiano caiu tão baixo”. “Você é o diabo, Iván Duque. Você é o diabo, e você secará por se meter com a Venezuela. Vade retro satanás, fora daqui, diabo!”, proclamou ainda.
“Estamos esperando pelo senhor fantoche palhaço, fantoche do imperialismo americano e mendigo”, disse Maduro, referindo-se a Guaidó, que está na cidade colombiana de Cúcuta, na fronteira com a Venezuela. Ele também prometeu que o líder opositor enfrentará a Justiça do país, mas não deu detalhes do que quis dizer com essa ameaça.

Ao referir-se à operação liderada pela oposição para levar alimentos e medicamentos ao povo venezuelano com assistência estrangeira, o líder chavista disse que trata-se de uma “brincadeira de enganar bobos”.

O presidente venezuelano conclamou os militantes chavistas e os militares a não se renderem. “Nunca me dobrarei, nunca me renderei, defenderei a pátria com minha vida se necessário for”. “A ordem que dou às Forças Armadas bolivarianas é que se um dia fizerem algo contra (o regime), saiam às ruas”.

Segundo Maduro, o círculo militar tem planos para todos os cenários, mas ele tem certeza de que a paz vai triunfar. “Vamos consolidar uma grande vitória este ano”, afirmou sobre o ódio que foi despertado. “O ódio de Donald Trump é enorme contra a Venezuela”. E em outro momento, Maduro acusou o presidente americano de querer a “imensa riqueza da Venezuela”.

Em um determinado momento, Maduro interrompeu o discurso e pediu para o público fazer exercícios e uma “ola” pelo bolivarianismo. Em mais de uma hora de discurso, ele também disse que o povo venezuelano é invencível e indestrutível. “Estamos muito orgulhosos da força que temos, da nossa consciência, coragem e do poder popular. Os invisíveis da Venezuela, que nunca aparecem nos canais de televisão internacionais, são os indestrutíveis”.

Durante seu discurso, Maduro defendeu que sua bandeira é a da “batalha pela paz, com independência, integridade nacional, justiça e dignidade”. “Estamos empreendendo a batalha pela dignidade da Venezuela. Querem nos deixar de joelho diante do império americano. Este não é um tempo de traidores e traições, mas um tempo de lealdade à paz e aos ideais supremos da Venezuela”, afirmou.

Maduro questionou o fato de, até o momento, Guaidó, não ter convocado novas eleições no país e afirmou que, pela constituição local, um presidente interino precisa convocar novas eleições presidenciais dentro de 30 dias, tal qual fez ele quando Hugo Chávez faleceu. “Estou aqui pelo voto do povo, porque vocês decidem o que acontece na Venezuela, não Trump ou os bonecos de Iván Duque (presidente da Colômbia)”, afirmou.

Em um recado à oposição o chavista afirmou que resistirá. “Estou mais forte do que nunca, mais duro que esta madeira”.

Maduro afirmou ainda que “se viu obrigado” a fechar as fronteiras com a Colômbia nas cidades de San Antonio (del Táchira) e Ureña, em parte por conta do show realizado na sexta-feira na região. “Diante do show, da ameaça e da violência anunciadas, me vi obrigado a fechar as fronteiras. Hoje estou avaliando o que fazer, porque não vamos nos calar, vamos garantir a paz e a soberania total da fronteira”, declarou a apoiadores. “Não temo ninguém, meu pulso não treme. Se a questão é sair na briga, eu saio primeiro”, disse.

*Agência Estado/Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...