sexta-feira, 29 de junho de 2018

É ASSIM QUE SE TRABALHA: SECRETARIA DE SAÚDE EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, mantém alerta para a ocorrência de um caso confirmado de H1N1 no Município de Alexandria-RN, em um Paciente de 45 anos de idade, que desenvolveu a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e encontra-se internada na UTI do Hospital Wilson Rosado.

MEDIDAS TOMADAS PELA VIGILÂNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE:

 A Vigilância Epidemiológica notificou o paciente no dia 07/06/2018 no qual se encontrava internado no HMGF em seguida, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica fez orientações aos Familiares e contatos mais próximos do paciente quanto a sintomatologia e profilaxia da Influenza, concomitante foi a UNICAT de Mossoró em busca do Medicamento Tamiflu no qual foram distribuídos para os 16 contatos segundo Protocolo do Ministério da Saúde.

 No dia 11/06/2018 foi emitida uma NOTA OFICIAL PARA A TODA A POPULAÇÃO EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO e neste mesmo dia a SMS juntamente com a Vigilância Epidemiológica se reuniu com todos os profissionais da Atenção Básica do nosso município e, naquela ocasião foram a Rádio FM Cidadania esclarecer e ressaltar a toda a população sobre as medidas de Prevenção desta doença.

O Secretário de Saúde juntamente com a Coordenadora da Vigilância foi a VI Regional de Saúde no intuito da busca de mais Vacinas para Alexandria, no qual foi dito que não havia possibilidades de DOSES EXTRAS visto que não estamos em SURTO DA INFLUENZA no ofício recebido de Nº 41/2018.

No dia 12/06/18 realizamos reunião com todos os Diretores das Escolas Públicas e Privadas orientando a cerca da importância da Profilaxia da Influenza como também com os Diretores das duas Casas de Saúde o HMGF e HMJQ sobre a importância da notificação da Influenza.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PEDE CAUTELA NA VEICULAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM REDES SOCIAIS E DESCARTA A OCORRÊNCIA DE EPIDEMIA.

A VACINA:

A vacina contra H1N1 é disponibilizada pelo Ministério da Saúde em Campanha Nacional todo o ano no meado do mês de abril. Este ano teve início no dia 16/04, para os GRUPOS PRIORITÁRIOS: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas acima de 60 anos, Gestantes; Puérperas; Pessoas portadoras de comorbidades; Profissionais de saúde; Funcionários do Sistema Prisional e Professores da Rede de Escola Pública e Privada.

  O Município de Alexandria atingiu 108,33% da cobertura vacinal. Ou seja, ultrapassamos a META NACIONAL que é de 90%.

Foram Vacinados:
CRIANÇAS: 876
GESTANTES: 151 
PROFISSIONAIS DE SAÚDE: 466
PUÉRPERAS: 24
IDOSOS: 2.175
FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA PRISIONAL: 27
PROFESSORES: 279
PESSOAS COM COMORBIDADES: 1.063
TOTAL DE VACINADOS: 5.061 PESSOAS
Fonte: SIPNI/DATASUS/MS.



ORIENTAMOS A TODA A POPULAÇÃO SOBRE AS SEGUINTES AÇÕES:

Realizar lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Cobrir nariz e boca quando for tossir ou espirrar;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Manter os ambientes ventilados;

Evitar aglomerações e ambientes fechados;

Orientar o afastamento temporário da pessoa com sintomas de Gripe (trabalho, escola e etc....) até 24h;


Ana Cristina Pires de Oliveira -      Coord. Vig. Epidemiológica.

Jorge Eduardo A. de Sousa Oliveira
 Secretário Municipal de Saúde


DO BLOG.: A nota de esclarecimento faz com que a população entenda o que esta acontecendo e evita especulações sobre o assunto.

Se a população já tivesse sido comunicada sobre essas ações, com certeza, estaria mais tranquila!!!

Continuamos ao dispor da Secretaria de Saúde. Todos juntos por uma Alexandria melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...