domingo, 2 de julho de 2017

BARRAGENS SUBTERRÂNEAS MUDAM CENÁRIO DE SECA NO INTERIOR DO RN

A construção de barragens subterrâneas tem mudado o cenário de seca em algumas regiões do Rio Grande do Norte. Na região do Trairí, propriedades de 12 municípios já receberam a tecnologia. De acordo com o subcoordenador de agroecologia da Emater, Alexandre Confessor, até agora 254 barragens já foram construídas na região com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social. 

A tecnologia consiste na colocação de uma lona para realizar o barramento da água abaixo da superfície. Assim, mesmo com pouca chuva, a terra se mantém úmida por mais tempo garantindo a saúde do solo. 

Em São Bento do Trairí, por exemplo, no inverno deste ano choveu menos de 200 milímetros, mas em algumas áreas a produção de frutas e verduras não foi afetada por causa das barragens subterrâneas. O agricultor José Nunes escolheu culturas de ciclo curto para produzir como alface, pimentão, maracujá. “São produções mais rápidas, em 30 dias já dão um retorno”, disse. Para ele, após a instalação da barragem subterrânea a situação melhorou bastante. 

No município de Campo Redondo, um dos beneficiados com a barragem subterrânea é o agricultor Francisco das Chagas que tem 6 hectares de área plantada. 

“Com isso tudo a gente busca evitar o êxodo rural. Aqui, com um trabalho desse a gente tem a consciência que consegue firmar o homem na sua unidade produtiva”, explicou Alexandre Confessor. 

*G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...