domingo, 2 de abril de 2017

NO QUINTAL DOS GUARANIS - Napoleão de Paiva

– Olha meu shopping como está lindo, diz a indiazinha Kaiowá Carine para o irmão Clebisson.

– Mas aqui eu só estou vendo lixo.

– Lixo? Não, meu amor, veja bem que lojas lindas, até cabeleireira tem, cheias de coisas para eu comprar.

-Lê então pra mim a história do ‘lobo mau’. Pega uma revista velha de propaganda de cosméticos e entrega pra que ela comece a leitura. Não está querendo?
Que tal ver um filme bom?

Sentam-se na poltrona de tijolos e se fixam na tela logo ali adiante: uma caixa de sabão Ypê, presa ao tronco da goiabeira.

Ele passa a pedra para que ela sintonize o canal.
Servem-se de refrigerante e pipoca, percebido nas mãos que vão dos copos e tijelas imaginárias até à boca.

-Da próxima vez vou convidar minhas amigas invisíveis.

– Cansei de ficar sentada.
Arranca uma folha de mamoeiro,
amassa, ajeita e a transforma
em sombrinha, com que sai desfilando como uma modelo, pegado o talo às costas, e com a copa sobre suas cabeças
protegendo-os do sol.

– Vamos agora pegar o ônibus
que nos levará de volta para casa.
Vira-se e aponta a parada de ônibus
(um caixilho grande de portas, empoeirado, escorado numa goiabeira com as três portas escangalhadas).
Isso, aqui ficaremos aguardando.

– Colei a prova todinha. Que professora chata a que caiu na sala, hein?
Irmão, olha para aquele celular invisível que está nos filmando!
Diga alguma coisa, Clebisson!

– Eu não quero falar nadinha.
Só isto: por que você fala tanto sozinha?

– Porque imagino.

– Você é metida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...