sábado, 1 de abril de 2017

Ministro da Integração garante que águas da transposição chegam ao RN em dezembro

O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, garantiu aos senadores e deputados do Rio Grande do Norte que as obras de transposição das águas do Rio São Francisco, no trecho que chega à bacia do Piranhas-Açu, serão concluídas em dezembro. “A reunião teve um resultado positivo. O ministro assegurou que o Estado vai receber, até o fim do ano, esse eixo da obra”, disse o deputado Felipe Maia (DEM), coordenador da bancada federal. O presidente estadual do PMDB, Henrique Eduardo Alves, também participou da audiência.

Felipe Maia disse que Hélder Barbalho informou que as obras estarão concluídas em dezembro, no ramal que vai ao distrito de Engenheiro Ávidos, a partir do qual, por intermédio do rio Peixe, chegará ao Piranhas-Açu. Este trecho levará as águas do São Francisco à barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Com isso, destaca Felipe Maia, a barragem estará preservada mesmo em período de longa estiagem e, no percurso ao longo da bacia do Piranhas-Açu, haverá novas oportunidades para os municípios e comunidades na região.

Na reunião com a bancada, o ministro disse que também é prioridade o ramal do projeto que vai levar as águas do São Francisco para a barragem de Santa Cruz, em Apodi. Esse ramal será licitado e exige serviços de engenharia mais complexos. “Mas o ministro reafirmou o compromisso de executar também esse trecho”, comentou Felipe Maia.

Segundo o senador Garibaldi Filho, técnicos do Ministério estão realizando testes e estudando a melhor forma de implantar o Ramal Apodi para que possa ser iniciado o processo de licitação. “Este ramal vai ligar a Barragem Caiçara, em Cajazeiras, ao rio Apodi-Mossoró, em Major Sales, para abastecer os açudes de Pau dos Ferros e a Barragem de Santa Cruz do Apodi”, afirmou Garibaldi. A obra beneficiará a população de 44 municípios.

Felipe Maia acrescentou que deverá ser agendada uma visita de Hélder Barbalho ao município de Pau dos Ferros, onde haverá também um encontro do ministro com prefeitos da região. O importante, destacou o deputado, é que o encontro teve um resultado positivo para os potiguares.

Participaram da reunião, além de Felipe Maia, Garibaldi Filho e Henrique Eduardo, os senadores José Agripino e Fátima Bezerra, os deputados Walter Alves, Fábio Faria, Zenaide Maia, Rafael Motta, Antônio Jácome e Beto Rosado. O deputado estadual Tomba Faria representou a Assembleia Legislativa e o presidente da Fiern, Amaro Sales, o setor produtivo.

Fonte: Tribuna do Norte/Femurn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...