quinta-feira, 14 de julho de 2016

NORDESTINO ARRETADO: CAJAZEIRENSE PASSA EM TRÊS DOUTORADOS E VAI ESTUDAR COM MELHORES MATEMÁTICOS DO MUNDO

Um feito inédito para a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi realizado por um jovem de Cajazeiras. Hugo Saraiva Tavares, aluno do curso de Engenharia Civil da UFCG em Campina Grande, foi selecionado para Doutorado em Matemática Aplicada em três grandes instituições, entre elas o IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), uma das mais importantes do país nessa área e reconhecida internacionalmente.

O jovem já havia feito Mestrado em Matemática pela UFCG e agora foi aprovado para realizar Doutorado no LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica); na USP (Universidade de São Paulo) e no IMPA.

É a primeira vez que um aluno da UFCG é classificado para Doutorado no IMPA. Entre as quatro instituições, Hugo escolheu mesmo o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. O próximo passo é viajar para o Rio de Janeiro, onde fica a sede do órgão.

Hugo, que é filho do desenhista-técnico Nonato Saraiva e da professora Ângela Maria de Jesus, conta que se interessou pelo IMPA quando ainda cursava Engenharia Civil.

“Um evento que me chamou bastante a atenção foi o Simpósio Nacional Jornadas de Iniciação Científica, que acontece a cada dois anos no IMPA. Tive a grande oportunidade de participar das edições de 2012 e 2014”, diz ele.

“Antes do processo seletivo do IMPA, foi fundamental entrar em contato com alguns pesquisadores do instituto durante os congressos por lá. Eu fazia de tudo para participar dos congressos na área de Matemática”, completa.

No IMPA, Hugo vai trabalhar com pesquisas em Dinâmica de Fluidos, área que envolve Matemática aplicada a problemas de Física e Engenharia.

“Uma das certezas que tenho é que o trabalho por lá será muito difícil, mas ao mesmo tempo muito empolgante, pois lá estarei em contato com alguns do melhores matemáticos do mundo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...