domingo, 10 de julho de 2016

MOSSORÓ TEM UM VEÍCULO PARA CADA DOIS HABITANTES, SEGUNDO ESTATÍSTICA DO DETRAN-RN

DE FATO - A frota mossoroense vem crescendo de forma acelerada desde os últimos anos. Atualmente, segundo o setor de estatísticas do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN-RN), a cidade conta 145.178 veículos, o que representa uma média de um veículo para cada dois habitantes do município.
É um número elevado de veículos, que equivale a 12,6% da frota de todo o Rio Grande do Norte. Do total de veículos que circula nas ruas mossoroenses, a maioria é automóvel, um total de 53.013 veículos. Em seguida, o maior tipo de veículo de circulação são as motocicletas (47.011), motonetas (14.657) e ciclomotores (9.741). Juntos, estes veículos de duas rodas superam o total de carros circulando nas ruas, somando um total de 71.409.
Comparando com o último balanço da frota mossoroense divulgado no primeiro quadrimestre de 2016, houve um incremento de 4.297 novos veículos. Na segunda quinzena de abril, a frota mossoroense era de 140.881 veículos.
A relação de quantidade de veículos nas ruas e o total de habitantes estão o dobro da média nacional, que é de um veículo para cada quatro habitantes. Não é à toa que a mobilidade urbana é um dos principais problemas em discussão no município.
Para o estudante Cláudio Costa, a falta de planejamento da cidade aliado ao crescente número de veículos agravam ainda mais os problemas de mobilidade urbana. “Enquanto o número de veículos cresce de forma rápida, as ruas de Mossoró e a organização no trânsito, em especial no Centro, permanecem a mesma do que anos atrás. Isso aumenta os transtornos por engarrafamentos e a falta de estacionamento nas ruas”, avalia.
“Os congestionamentos e a desorganização no fluxo de veículos são verdadeiros testes de paciência para os motoristas. Nos horários de 7h e 19h, por exemplo, evito trafegar pela Avenida Leste-Oeste e busco caminhos alternativos para ir do Centro à universidade, como a Avenida Presidente Dutra, mesmo que sejam mais longos, só para não ter que enfrentar o longo congestionamento”, destaca a estudante Adriele Alves.

 Falta de estacionamento é um dos maiores problemas do trânsito

Entre os transtornos ocasionados pela crescente frota de veículos em Mossoró, a falta de estacionamento nas ruas, principalmente no Centro, é um dos maiores desafios para os mossoroenses. “Evito ao máximo ir ao Centro justamente pela dificuldade de encontrar estacionamento. É sempre uma dor de cabeça”, reclama a empreendedora Ianara Silva.
Uma das alternativas para amenizar a situação é a implantação da zona azul. No entanto, o projeto de implantação do sistema, que vem sendo discutido há mais de dois anos, ainda não saiu do papel.
O projeto que criou o estacionamento rotativo foi aprovado pela Câmara Municipal de Mossoró em julho do ano passado e até hoje aguarda a implantação. O último prazo dado pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) foi dia 21 de maio deste ano, porém não foi cumprido.
A proposta da Zona Azul é funcionar de forma 100% de forma eletrônica. Ou seja, não haverá emissão de papel e o cidadão poderá pagar pelo seu espaço através do aplicativo, call-center ou em quiosques localizados no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...