segunda-feira, 14 de setembro de 2015

CONSTATAÇÃO: RN TEM 22 PESSOAS DIAGNOSTICADAS POR DIA COM CÂNCER

Uma média de 22 pessoas são diagnosticadas com câncer, diariamente, no Rio Grande do Norte. Por ano aproximadamente oito mil pessoas são acometidas pelos mais variados tipos da doença no estado. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).
O câncer de próstata e de mama aparecem como os principais causadores de mortalidade entre homens e mulheres potiguares.Do total de oito mil casos, o câncer de pele representa 50% dos diagnósticos no estado.
O RN ocupa, proporcionalmente, a quinta colocação entre os estados do Nordeste com maior incidência de câncer, ficando atrás da Bahia, Pernambuco, Ceará e Paraíba. Em toda a região NE os casos diagnosticados de câncer somam um número aproximado de 100 mil registros.
De acordo os dados da Secretaria de Saúde, as regiões do Seridó e de Pau dos Ferros, no interior do RN são as que apresentam maior predominância, por possuir uma maior concentração populacional de pele mais clara.
Quando divididos pelo gênero sexual, os canceres de próstata, estômago e pulmão são os que mais acometem os homens. Já entre as mulheres, os casos mais comuns são os de mama, colo do útero e colo e reto.
No caso dos homens, o câncer de próstata representa uma média de 870 casos por ano, com 54 novos casos para cada 100 mil homens. O de estômago possui uma média de 210 casos por ano, o que representa um total 13 casos para cada 100 mil homens. Já o de pulmão apresenta uma média de 170 novos casos por ano, sendo 11 para cada grupo de 100 mil do sexo masculino.
Entre as mulheres, os casos de câncer de mama, representam um total de 700 novos diagnósticos por ano, sendo quatro para cada 100 mil mulheres. O de Colo do útero possui 260 novos registros por ano, sendo a estimativa de 16 novos casos para cada grupo de 100 mil mulheres e o de colo e reto apresenta, anualmente, 150 novos casos registrados por ano, sendo nove para cada 100 mil do sexo feminino.
Segundo a Técnica do Núcleo de Doenças e Agravo da Sesap, Severina Oliveira, o tabagismo, o alcoolismo e os péssimos hábitos alimentares estão entre os causadores dos principais tipos de câncer contraídos pelos potiguares.
*Saulo de Castro /Portal No Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...