quarta-feira, 17 de junho de 2015

PAD: Encontro sobre o “Água Doce” reúne secretários da região semiárida e especialistas em dessalinização


Começa amanhã (18), às 9h, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, a Segunda Reunião Anual da Coordenação Nacional do Programa Água Doce (PAD) com os Coordenadores Estaduais do Programa e Secretários dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

A Reunião Anual tem por objetivo o acompanhamento da execução dos convênios com os Estados envolvidos e o aprofundamento das discussões técnicas com vistas à implantação dos Sistemas de Dessalinização. O evento vai até a sexta-feira (19).
O coordenador Nacional do Programa água Doce, Renato Saraiva, vai fazer a abertura do evento e depois coordenar uma mesa redonda sobre eventos extremos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, Mairton França, o encontro terá um debate de alto nível sobre as questões relacionadas à mudanças climáticas, abastecimento de água através de dessalinizadores, no semiárido nordestino e sobre energia solar. “Nesses debates, vamos contar com a presença do Presidente da Associação Mundial de Dessalinização (IDA), Emillio Gabbrielle e do Vice Presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Guilherme Syrkis”.

Também estarão presentes técnicos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), dos estados e das empresas contratadas para a execução das obras físicas dos Sistemas.

Entre os temas previstos para discussão estão: Metodologia para realização de obras civis, instalação e manutenção dos sistemas, metodologia para os componentes de Mobilização Social e Sustentabilidade Ambiental bem como a apresentação dos projetos técnicos dos sistemas de dessalinização no que diz respeito aos componentes físicos de dessalinização e Obras Civis.

Sobre o convênio firmado entre o MMA e a Semarh, a Secretária Adjunta e atual coordenadora do PAD/RN, Ieda Cortez, ressalta que serão beneficiadas com água de qualidade mais de 60 mil pessoas, de 153 comunidades rurais. “O valor total do convênio é de R$ 19,9 milhões que serão investidos em duas partes. Nesta primeira fase estamos investindo R$ 11 milhões na implantação, recuperação e gestão de 68 dessalinizadores em 31 municípios”, frisa Ieda.

Os equipamentos atendem aos municípios, de acordo com o critério adotado pelo MMA que é o Índice de Condições de Acesso à Água (ICCA). Este índice leva em consideração os seguintes fatores: pluviometria, intensidade de pobreza, taxa de mortalidade infantil e o índice de desenvolvimento Humano (IDH).

PROGRAMA ÁGUA DOCE

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.

O objetivo do Programa é o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização, atendendo prioritariamente as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.

O QUE SÃO DESSALINIZADORES

No Nordeste do Brasil, o nível de salinidade na água retirada de poços é alto em razão do tipo de solo. Em comunidades rurais isoladas e com dificuldade de acesso a água, os sistemas simplificados de dessalinizadores tornam a água potável.

O sistema consiste em uma caixa de água para armazenar a água bruta que chega do poço, um equipamento de dessalinização para a retirada do sal e outra caixa de água onde fica a água que abastece a população. Além do benefício do acesso à água, a utilização deste tipo de sistema induz a comunidade a entender que este processo pertence a todos. Uma pessoa da comunidade é encarregada de operar o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...