quinta-feira, 7 de maio de 2015

POLÍTICA: Repressão a professores revela falência de diálogo, diz ouvidora nacional

Agência Brasil

A ouvidora nacional dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Irina Karla Bacci, disse ontem (6), em audiência pública no Senado, que os fatos ocorridos na semana passada, durante manifestação de professores em Curitiba, revelam a falência da capacidade de diálogo. “Manifestamos preocupação pelo fato de que a violência gerada entre o movimento grevista e as forças de segurança do Paraná demonstra a falência dos órgãos, inclusive dos manifestantes, de gerenciar suas crises e seu diálogo", disse.

A audiência pública que discutiu a ação policial durante manifestação de professores do Paraná, no dia 29, ocorreu na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. O protesto foi contra a votação de um projeto do governo estadual (PL 252/15) que altera o sistema de Previdência Social dos servidores estaduais. Na ocasião, manifestantes foram atingidos por balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo disparadas pela polícia. Mais de 200 manifestantes ficaram feridas. Segundo o governo estadual, 20 policiais ficaram feridos.

De acordo com Irina, a ouvidoria recebeu, entre os dias 29 e 30 de abril, 22 denúncias de cidadãos do Paraná sobre o episódio pelo Disque 100, muitas feitas por alunos e filhos dos professores que estavam na manifestação. Ela informou que vai hoje, no final do dia, ao Paraná para se reunir com integrantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública e da Ouvidoria de Polícia do estado a fim de averiguar a situação.

“As imagens falam por si só. Precisamos buscar solução para que não haja mais violência antes de tentar encontrar os culpados. Houve falência de negociação e de gerenciamento de multidões e de conflitos que tem se estabelecido em toda e qualquer manifestação que ocorre neste país. A repressão foi bastante forte”, disse a ouvidora. Segundo Irina, chamaram a atenção os ferimentos provocados por armamentos não letais e o uso de helicóptero pela polícia.

Na avaliação da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), houve excesso do poder repressivo contra os professores. “Não foi um confronto. Foi um massacre. Confronto é quando as forças estão equilibradas e lá, naquele momento, não estavam. Estive lá representando o Senado. Vivenciei e vi o que aconteceu. O que vimos foram duas horas de bombas de gás lacrimogêneo, de cachorros [atacando manifestantes], de tiros de bala de borracha”, disse a senadora.

Para Gleisi, os responsáveis pela ação têm que ser denunciados. “Hoje vamos apresentar no plenário uma moção [de apoio aos professores e repúdio à ação policial] e vamos fazer denúncia aos organismos internacionais de direitos humanos”, disse a senadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...