quarta-feira, 29 de abril de 2015

SAÚDE: Risco de hipoglicemia durante a hemodiálise em diabéticos renais crônicos está relacionado à glicemia mais baixa na pré-diálise


Para comparar a ocorrência de hipoglicemia durante a hemodiálise em pacientes diabéticos com doença renal crônica que apresentam diferentes níveis de glicemia pré-diálise e o uso de soluções de diálise (dialisado) com e sem glicose foi realizado um trabalho publicado no Archives of Endocrinology and Metabolism.
O estudo foi realizado na Universidade Luterana do Brasil, no Rio Grande do Sul. Vinte pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) em hemodiálise foram submetidos a três sessões de diálise (em um intervalo de sete dias cada uma) com soluções de diálise sem glicose.
Níveis de glicose no sangue foram medidos imediatamente antes da diálise e em quatro momentos durante a sessão. Valores abaixo de 70 mg/dL foram considerados como hipoglicemia. A média de glicemia pré-diálise foi menor naqueles que apresentaram hipoglicemia intra-dialítica do que naqueles que não apresentaram hipoglicemia intra-dialítica, tanto com o uso de soluções sem glicose quanto com o uso de soluções com glicose de 55 mg/dL. Em pacientes com glicemia pré-diálise abaixo de 140 mg/dL, a glicemia intradialítica média foi significativamente inferior à glicemia pré-diálise apenas quando era utilizado dialisado sem glicose. A hipoglicemia durante a diálise foi observada somente quando eram utilizadas soluções de diálise sem glicose ou pobres em diálise.
Concluiu-se que nos pacientes estudados o uso de solução de diálise sem glicose ou pobre em glicose aumentou o risco de hipoglicemia intradialítica em pacientes diabéticos com insuficiência renal crônica, especialmente naqueles com melhor controle glicêmico presumido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...