quarta-feira, 8 de abril de 2015

GINÁSTICA CEREBRAL promete melhorar o raciocínio em poucos minutos

Jornal de Hoje
Crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem e concentração, adultos interessados em melhorar o rendimento no trabalho e idosos que desejam manter a mente lúcida e prevenir o surgimento de doenças como o Mal de Alzheimer podem se beneficiar com os efeitos positivos da Ginástica Cerebral. A técnica, que consiste em exercícios rápidos e simples que podem ser feitos em qualquer hora e local, será apresentada aos potiguares pelo especialista Carlos Maurício Prado, integrante de um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que desenvolveu 32 exercícios simples de apenas um minuto cada.
Ele explicou que o cérebro possui dois hemisférios com características bastante diferentes. O lado direito é o responsável pela emoção e criatividade. O esquerdo, pela razão e aprendizado. No entanto, ambos precisam trabalhar juntos para que a pessoa tenha um bom rendimento mental. Mas, nem sempre isso acontece, como por exemplo, quando uma pessoa lê um livro e não entende, tenta lembrar o nome de outra e não consegue. E é aí que a técnica pode ser bastante proveitosa.
“Essas dificuldades são evidências do desencontro cerebral e mostra que os hemisférios estão completamente atrapalhados. Se você encaixá-los como uma engrenagem, o cérebro funciona melhor e aumenta a capacidade de memória, de autoestima, de aprendizado. E há um tipo de exercício para cada dificuldade, que deve ser realizado antes da atividade desejada. Isso porque o cérebro é todo dividido em pedaços responsáveis por uma tarefa específica e cada um deles é direcionado para cada função”, explicou Carlos Maurício.
O especialista, que percorre o país divulgando a técnica, disse que o ideal é praticá-los durante a manhã, logo após acordar, para que o rendimento durante todo o dia seja ainda melhor. São sete passos de um minuto cada, chamado aquecimento cerebral de sete minutos, que é o tempo que a pessoa necessita para os exercícios e que podem ser feito em qualquer lugar, já que são usadas apenas as mãos.
“É pouquinho tempo, mas essencial para que esse encaixe dos hemisférios aconteça. O primeiro de todos os exercícios é beber água, que também conhecida como gasolina do cérebro. Mas, você pode perguntar: Por que isso? Porque ela conduz eletricidade e o cérebro é um órgão elétrico. O neurônio não usa palavras, ele emite sinais elétricos. Então, quando você bebe água, o raciocínio é rápido, ágil e a memória funciona melhor. Ideal para quem é esquecido”, afirmou.
O livro escrito por Carlos Maurício é prático, com textos pequenos e figuras ilustrativas que facilitam o entendimento por qualquer público. O lançamento e sessão de autógrafos ocorrerão na próxima sexta-feira (10), com oficinas práticas de Ginástica Cerebral em duas sessões – às 15h e às 19h, no Hotel Arituba, na Avenida Hermes da Fonseca. Já em Mossoró, será na próxima quarta-feira (15), no Hotel Sabino Palace, na Avenida Presidente Dutra, também às 15h e 19h.
Exercício redireciona energia no cérebro
Outro exercício explicado por Carlos Maurício usa os dedos indicador e médio, das duas mãos, posicionados no centro da testa, para redirecionar a energia dentro do cérebro e assim, melhorar o raciocínio. Durante um minuto, deve-se fazer massagem circular na testa no sentido que desejar, ou seja, pode ser horário ou anti-horário. Segundo ele, quando a pessoa massageia esse ponto, a circulação de sangue na área aumenta, favorecendo ainda os processos de aprendizagem, criação e memorização.
“A gravidade puxa energia para baixo, acumulando-a na área da nuca. Quando uma pessoa está muito estressada, ela reclama de dores nas costas e pescoço. Isso acontece porque a energia está no ‘andar’ de baixo do cérebro, na parte animal e primitiva deste, que não aprende e não raciocina. Ao massagear a testa, redirecionamos a energia para o ‘andar’ superior, a parte inteligente do órgão”, afirmou.
O especialista alertou que a atividade deve ser feita ainda durante a manhã, logo após acordar para despertar o cérebro, mas deve ser repetida antes de provas escolares, concursos públicos, de reuniões de trabalho, momentos de leitura, para prestar atenção à aula, ou seja, sempre que necessitar. “Mas, é importante lembrar que deve ser feito sempre e não apenas uma ou duas vezes. O cérebro é um músculo e precisa de estímulo contínuo”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...