sexta-feira, 24 de abril de 2015

CRISE NO SISTEMA PRISIONAL DO RN: Pressionado governador exonera diretora da Alcaçuz

                                                      Dinorá Simas teve a 'cabeça' pedida pelos apenados
Rodízio. Essa é a versão oficial para a exoneração da agente penitenciária Dinorá Simas da direção da Penitenciária Alcaçuz, o maior presídio estadual do Rio Grande do Norte. Porém, é certo que a pressão dos apenados desde as rebeliões de março e as fugas em massa agora em abril, obrigou o governo mudar o comando da penitenciária.
A decisão do governador Robinson Faria (PSD) está publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23). Para o lugar de Dinorá foi escolhido Eider Pereira de Brito, atual diretor do presídio provisório Raimundo Nonato Fernandes. Ela vai para o cargo que era de Eider.
Os apenados iniciaram o movimento pela exoneração de Dinorá no final de fevereiro, com recados diretos ao governo. Como não foram atendidos, decidiram radicalizar. Em março, promoveram rebeliões nos 12 presídios estaduais, com quebradeira, incêndio e até ataques no lado de fora dos presídios. Nas ruas de Natal quatro ônibus foram incendiados.
O movimento estaria sendo comando pelo PCC, facção criminosa que atua em todo o País.
No momento das rebeliões, o governador Robinson pediu ajuda ao Governo Federal que enviou a Força Nacional. Serviu para acalmar, mas não resolveu o problema. Robinson mandou recado para os grupos organizados afirmando que não iria negociar com bandidos, deixando claro que não exoneraria a diretora da Alcaçuz.
Os grupos criminosos decidiram sequenciar o plano, promovendo fugas em março. Em 15 dias do mês de abril, mais de 60 presos escaparam da Penitenciária Alcaçuz, mostrando que o Estado havia perdido o controle e que o crime organizado estava bem a frente. Mais uma vez, os grupos mandaram recado pedindo a “cabeça” de Dinorá.
O governo exonerou a diretora, mas garante que a mudança já estava prevista e que faz parte do rodízio nas casas de detenção do Estado. Verdade ou não, o fato é que aconteceu o que os apenados queriam.
Foto: Junior Santos/TN - Portal DeFato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...