sábado, 27 de dezembro de 2014

NORMAS: Troca de extintor veicular será obrigatória a partir de 1º de janeiro

Do Gazeta do Oeste

Motoristas devem ficar atentos à nova Resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). A partir do dia 1º de janeiro de 2015, todos os veículos brasileiros já devem circular com o novo extintor do tipo ABC, em substituição ao extintor de incêndio de carga de pó BC. A multa para o motorista que for flagrado sem o equipamento é de R$ 127,69, além da redução de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com validade de cinco anos, o novo equipamento substitui os extintores com um ano de validade, que já deixaram de ser produzidos e serão recolhidos pelos postos de combustíveis para reciclagem. Além da maior durabilidade, a principal vantagem do novo extintor é o combate de princípios de incêndio causados por com combustíveis sólidos, o que tende a tornar os carros mais seguros.

Em Mossoró, a procura pelos novos equipamentos tem crescido nos últimos dias, tendo em vista a proximidade com a data que a resolução passará a vigorar.

O proprietário de uma loja que vende extintores na cidade, Eudes Machado Fernandes, disse que nos últimos dias registrou uma procura elevada pelo item e faz um alerta aos motoristas que ainda não fizeram a troca. “Aconselho os motoristas a procurarem comprar o novo extintor o quanto antes, pois o estoque é limitado e apesar de já termos feito um novo pedido à empresa que entrega os extintores, a previsão para entrega é no mês de maio, ou seja, a resolução já estará em vigor e quem não trocar está passível de multa. Para se ter uma ideia, nós estamos aguardando a entrega de um pedido que foi feito no mês de agosto. O processo é muito demorado, pois a indústria recebe muitos pedidos feitos pelas concessionárias e por isso acaba demorando para fazer a nossa entrega”, afirma o empresário. O mesmo também acontece com outras lojas que vendem o produto na cidade.

O preço médio do extintor ABC custa em torno de R$ 70,00. Os extintores veiculares em uso atualmente são capazes de apagar princípios de incêndio de classes B e C. A classe B é a dos combustíveis líquidos: óleo, gasolina, álcool e outros. E a classe C envolve os materiais elétricos energizados que no automóvel são exemplificados pela bateria do carro e fiação elétrica, além de outros dispositivos. Os extintores com pó ABC são mais eficientes do que os atuais equipamentos, uma vez que têm a capacidade de apagar princípio de incêndio também da classe A, que envolve materiais sólidos combustíveis, como revestimentos, estofamentos, pneus, painéis, tapetes, etc.

O supervisor da 2ª Circunscrição de Trânsito de Mossoró (2ª CIRETAN), Osnildo Morais, também alerta aos motoristas que ainda não fizeram a troca, principalmente os que pretendem viajar neste período de festas de final de ano. “A fiscalização já começa a partir do dia 1º de janeiro e o motorista que for flagrado no veículo que não possui o novo equipamento será multado”, salienta.

Os veículos que foram fabricados a partir da resolução do Contran já devem ter saído da concessionária com o novo extintor. “De qualquer forma, a orientação é que o motorista verifique se o veículo já possui o extintor ABC e faça a troca, se necessário”, acrescenta Osnildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...