domingo, 23 de novembro de 2014

PROMESSA: Tirar o Hospital de Trauma de Natal do papel é um dos desafios da Saúde em 2015

Jornal de Hoje
Foto: José Aldenir

Alvo de promessas durante as eleições deste ano, o Hospital de Trauma de Natal ainda não começou a ser construído porque seu projeto aguarda aprovação na Assembleia Legislativa desde setembro do ano passado e a resolução do imbróglio judicial que envolve o terreno escolhido para recebê-lo, no bairro de Pitimbu, na zona Sul da Capital. Enquanto isso, o Walfredo Gurgel, maior pronto-socorro do Rio Grande do Norte que será diretamente beneficiado com a nova unidade, com quem dividirá a grande demanda existente, sofre com a superlotação. Tirá-lo do papel será um dos principais desafios para a futura gestão estadual na área da Saúde, que já virá com uma dívida de mais de R$ 90 milhões.
Segundo o secretário de Estado do Planejamento (Seplan), Obery Rodrigues, o projeto está totalmente pronto e aguardando apenas a aprovação pelo legislativo e a liberação do terreno, para que seja lançado o edital de concorrência pública internacional para a construção do hospital. Enquanto esses dois tópicos não forem resolvidos, o executivo está de mãos atadas, apesar de compreender a necessidade urgente da sociedade potiguar para a nova estrutura.

“Encaminhamos o projeto de lei completo para aprovação pela Assembleia desde setembro de 2013, mas até o momento ele não foi posto em pauta por motivos que desconhecemos, infelizmente, porque já não há mais o que fazer. O plano de construção e a modelagem da parceria público-privada (PPP) estão concluídos, foi feita audiência pública para discuti-lo, o documento passou um mês em consulta popular e fizemos as adequações do Fundo Garantidor da PPP conforme foi exigido, mas ainda não foi discutido pelos deputados”, afirmou.

Obery disse também que o processo de construção do hospital, que foi promessa de campanha de Rosalba Ciarlini em 2010, começou em 2012 com a elaboração de um estudo para identificar questões como a demanda e necessidades populacionais de uma nova estrutura de saúde e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por exemplo. Já com relação à sua localização, o terreno escolhido foi um situado às margens do prolongamento da Avenida Prudente de Morais/Omar O’Grady, no bairro de Pitimbu, na zona sul.

“É uma excelente localização, de fácil acesso tanto para os moradores de Natal como de outros municípios que chegam geralmente pela BR-101. Mas há um entrave temporário porque esse terreno está sendo questionado em uma ação judicial pela antiga Companhia Popular de Habitação do Estado (Cohab) e isso ainda não foi resolvido. São esses dois fatores que estão impedindo a administração de iniciar a construção dessa unidade, que é vital para a Saúde no Rio Grande do Norte, que tem uma grande demanda causada pelo aumento dos acidentes de trânsito e também a violência urbana”, explicou.

Pelo projeto, o Hospital de Trauma de Natal terá 310 leitos, sendo 222 para internação, 60 para UTI, além dos destinados à estabilização, hospital-dia, reanimação e retaguarda. Terá também dez salas para cirurgias, salas para reanimação e será especializado em trauma-ortopedia infantil e adulta, neurologia clínica e neurocirurgia intervencionista. O prédio comportará ainda um centro de medicina diagnóstica, para exames como tomografia, Raios-X, ultrassonografia de emergência, hemodinâmina e videoscopia.

“É uma necessidade urgente”
Em sua campanha eleitoral, o governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD) se comprometeu a fazer vários ajustes e melhorias na área da Saúde, incluindo a construção da unidade, que atuará junto com o Hospital Walfredo Gurgel na assistência à demanda de traumatologia e ortopedia. Atualmente, a estimativa é que o Estado possua um déficit de mais de 300 leitos para essas duas especialidades, já que a maioria dos atendimentos de urgência e emergência potiguar são encaminhados para Natal.

Para o presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Geraldo Ferreira, a nova unidade, que foi alvo de todos os candidatos a governador neste ano, é mais do que aguardado e necessário. “É uma necessidade gritante, urgente, porque não temos hospitais particulares ou filantrópicos que façam esse tipo de atendimento no nosso Estado, que só faz crescer por causa do excesso de violência urbana e no trânsito, os fatores que demandam o maior número de atendimentos desta natureza”, afirmou.
Ele disse também que a nova unidade deve ajudar o Walfredo Gurgel, dividindo os procedimentos, para que a demanda existente seja absorvida como de deve e não fazer com que ele substitua o segundo. Para Geraldo, isso seria um grande erro, que transformaria o Trauma em um novo Clóvis Sarinho em pouco menos de cinco anos após o início de suas atividades.

“Fazer isso é trocar seis por meia dúzia, é uma grande ilusão e fará com que retornemos ao caos que é vivenciado hoje pelo Walfredo. Agora, precisamos também que toda a rede seja estruturada nos municípios do interior, para não obrigar os pacientes a continuar a peregrinação que vemos hoje. Será um desafio imenso para o novo governador, porque a Saúde está doente, mas torcemos para que dê certo e ele consiga, porque o Rio Grande do Norte precisa muito desse Hospital de Trauma”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...