terça-feira, 21 de outubro de 2014

TRILHAS NA COPA: PROJETO VOLTADO PARA INCLUSÃO

Por Ana Clara Dantas

Durante a Copa do Mundo, quando se discutia sobre o legado que o mundial iria deixar no país, Maria da Conceição Fraga, pró-reitora adjunta de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), coordenava o projeto Trilhas na Copa. O objetivo era discutir um legado imaterial a partir da pesquisa acadêmica e da troca de experiências e conhecimento, com incentivo à inclusão social.

O projeto formou oito equipes para realizar pesquisas sobre a cultura dos países que jogaram em Natal: Uruguai, Itália, Japão, Estados Unidos, Gana, México, Camarões e Grécia. Cada equipe contava com um aluno portador de necessidade especial, assistido pela Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, a CAENE.

“Nossa primeira inovação foi incorporar às bolsas de extensão alunos com necessidades especiais, seguindo as diretrizes da UFRN, que vem investindo na inclusão desses estudantes”, conta Conceição Fraga.

A pró-reitora ressalta que o Trilhas na Copa proporcionou a esses alunos a oportunidade de se tornarem protagonistas da extensão universitária na UFRN. A pesquisa feita pelas equipes abordou, entre outros aspectos, a cultura dos países que jogaram em Natal. O grupo manteve um blog e uma página no Facebook, que eram atualizados durante o mundial com as informações levantadas. Os endereços são: http://www.trilhasnacopa.blogspot.com.br/ e https://www.facebook.com/Trilhasnacopa?fref=ts.

CIENTEC

A partir desta terça-feira, 21, o projeto irá expor os resultados obtidos durante as pesquisas na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC). O tema do evento este ano é “(Re)Encontro de todos nós”, em alusão aos 20 anos da Semana, e será realizado na Praça Cívica do Campus Central da UFRN.
O Trilhas na Copa produziu CDs com músicas, poesias e danças de cada país. O material será disponibilizado ao público durante a CIENTEC. O estande do projeto também trará um resumo histórico-social dos países e curiosidades sobre a realização da Copa na cidade de Natal.

Maria da Conceição Fraga lembra que, desde 2012, o projeto Trilhas Potiguares traz para a CIENTEC a apresentação das oficinas realizadas nos municípios, além de promover a apresentação de grupos culturais desses municípios na CIENTEC Cultural.

“Neste ano, na comemoração dos 20 anos da CIENTEC, a exposição sobre o Programa Trilhas Potiguares vai ter painéis informativos, inclusive sobre o Trilhas na Copa”, ressalta.

O projeto também é tema de palestra intitulada “A Inclusão nas Ações de Extensão”, que acontece na quarta-feira, dia 22, às 18h30 no Auditório da CIENTEC, e terá depoimentos dos participantes do projeto.

Projetos futuros

Desde o início do Trilhas na Copa, os estudantes participaram de aulas de campo, quando ministravam palestras sobre o projeto e a inclusão social de portadores de necessidades especiais a partir da própria vivência. Além das palestras, alguns alunos também participaram de apresentações culturais na área de música. O grupo visitou as cidades de Taipu e Sítio Novo e também foi convidado pela Aeronáutica para uma visita à Base Aérea de Natal, durante uma ação de cidadania voltada para a inclusão. Alunos de outras escolas e instituições de ensino também participaram do evento.

Grupo foi convidado pela Aeronáutica para uma visita à Base Aérea de Natal, durante uma ação de cidadania voltada para a inclusão
Segundo a pró-reitora Conceição Fraga, as conversas para dar continuidade ao Trilhas na Copa já estão avançadas. A intenção é renomear o projeto, que passaria a se chamar Trilhas na Escola, mas manter os mesmos valores de inclusão social e promoção do conhecimento a partir da extensão universitária.
Para novembro, estão agendadas duas palestras sobre inclusão em Currais Novos e em Caicó, nos dias 4 e 5, respectivamente, por causa do curso de medicina recém-implantado na região, que tem uma grade curricular voltada para a ação em comunidade.

No dia 15 de novembro, o grupo realiza uma experiência piloto na Escola Berilo Wanderley, com alunos do Trilhas Potiguares e do Trilhas na Copa. Os estudantes promovem oficinas de acordo com o público participante e as necessidades da escola. “O objetivo é efetivar essa política de inclusão no Programa Trilhas Potiguares e com isso ampliar a política de inclusão que a UFRN já tem”, destaca Conceição Fraga.

Mais informações sobre as atividades do Trilhas Potiguares na CIENTEC estão disponíveis na página do projeto no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...