sexta-feira, 26 de setembro de 2014

TOMBO DE DEMARCAÇÃO: 255 ANOS DA “CERTIDÃO DE BATISMO” DE ALEXANDRIA

O INSTITUTO ZULMIRINHA VERAS registra a passagem, no dia 26 de setembro, dos 255 anos do mais antigo documento com alusão a habitantes no município de Alexandria.

            Trata-se do Tombo de Demarcação, documento no qual foi consignado, em 26 de setembro de 1759, que José da Costa, preto forro, declarou, jurando sob os Santos Evangelhos, contar 63 anos e morar na Fazenda Barriguda, que corresponde ao atual território alexandriense.

            José da Costa, dentre outras informações, narrou que foi escravo do falecido Salvador Fernandes, o qual, na seca do ano de 1723, acolheu em suas propriedades rurais, índios da tribo Tapuia/Panati, permitindo que residissem na localidade e saciassem a sede em um olho d´água existente.     

            Referido documento foi descoberto pelo médico e historiador Dr. Antônio Fernandes Mousinho, na última década de 50, em posse de um descendente de João Crisóstomo Bezerra Cavalcante, proprietário da Fazenda Olho d’Água Grande e deputado provincial no Rio Grande do Norte durante parte do século XIX.


            O tombo de demarcação – denominado por Dr. Mousinho Fernandes de “certidão de batismo de Alexandria” – integra o acervo do Museu Histórico de Alexandria, vinculado ao INSTITUTO ZULMIRINHA VERAS, e se encontra em exposição permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...