segunda-feira, 28 de julho de 2014

ELEIÇÕES 2014: Com uma trajetória política de mais de 30 anos, Wilma de Faria tenta uma vaga no Senado

Kyberli Gois/No Minuto
Arte/Fladson Soares
 
No próximo dia 5 de outubro o eleitor brasileiro vai às urnas para eleger o Presidente da República, governador e vice, deputados federais e estaduais, além de distritais e senadores e respectivos suplentes.

Para que o eleitor potiguar conheça um pouco mais os candidatos, o Nominuto inicia uma série com os perfis dos cinco postulantes à única vaga do RN no Senado. As informações foram repassadas pelas assessorias dos candidatos.

Vale salientar que cada estado e o Distrito Federal tem direito a três senadores, com um mandato de oito anos com possibilidade de renovação e cada senador é eleito com dois suplentes. No caso do RN, a única vaga disponível para o pleito deste ano é da senadora Ivonete Dantas (PMDB).

Buscam ocupar essa vaga Ana Célia (PSTU), Fátima Bezerra (PT), Professor Lailson (PSOL), Roberto Ronconi (PSL) e Wilma de Faria (PSB). E, para iniciar a série, a atual vice-prefeita do Natal e ex-governadora, Wilma de Faria.

Nascida no município de Mossoró em 1945, Wilma Maria de Faria é formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especializada em Sociologia pela Universidade Católica de Minas Gerais e mestre em Educação na área de Representação Social pela mesma universidade que foi graduada, Wilma é professora do Departamento do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFRN.

A candidata iniciou sua carreira política em 1979, quando assumiu a presidência do Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS) no governo de Lavoisier Maia. Quatro anos depois, em 1983, assumiu a Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social do estado, trabalhando e angariando recursos, no Governo de José Agripino Maia.

Em 1985 se desvinculou do cargo para disputar sua primeira eleição, perdendo o pleito da prefeitura de Natal para Garibaldi Alves Filho. No ano seguinte, em 1986, foi eleita a primeira deputada federal na Assembleia Constituinte, com atuação nota 10, concedida pelo Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (DIAP), devido à atuação nos direitos sociais e dos trabalhadores. Já em 1988, com o apoio do então governador Garibaldi Alves Filho, Wilma foi eleita a primeira prefeita de Natal, onde administrou por mais dois mandatos de 1996 a 2000. 

Em 2002 renunciou a prefeitura do Natal para disputar o Governo do Estado, se elegendo a primeira governadora do RN, com 61,05% dos votos válidos. Foi reeleita pelo povo potiguar para administrar por mais quatro anos, nas eleições de 2006.

Entre as obras de destaque como governadora estão a Refinaria Clara Camarão, em Guamaré; a Ponte Newton Navarro, em Natal; a Ponte da Ilha de Santana, em Macau; a Ponte de Jucurutu; a Ilha de Santana, em Caicó; Revitalização da Av. Rio Branco, a construção do Expocenter e a implantação do curso de Medicina, em Mossoró; o Programa de Segurança Alimentar, com os Restaurantes Populares distribuídos em Natal e no interior, assim como a duplicação do número de Centrais do Cidadão; a expansão da UERN para todas as regiões do estado, além do maior programa rural de apoio ao homem do campo, com o Desenvolvimento Solidário.

Em 2012, chegou a ser apontada como candidata para retornar à prefeitura de Natal, mas desistiu da candidatura para se juntar a Carlos Eduardo.

Wilma de Faria é casada com José Maurício, tem quatro filhos, é presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) há 20 anos e, atualmente, é vice-prefeita da cidade do Natal, eleita no pleito de 2012, ao lado do prefeito Carlos Eduardo Alves.

O primeiro suplente de Wilma será Flavio José Cavalcanti de Azevedo e o segundo será Edmilson Gomes da Costa.

População deve ficar atenta ao início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, que começa a ser veiculada de 19 de agosto a 2 de outubro, ou seja, terá início 45 dias antes do primeiro turno e encerrará três dias antes das eleições.

Nos municípios onde houver segundo turno, a data-limite para o início do período de horário eleitoral gratuito é o dia 11 de outubro, 15 dias antes do pleito. O último prazo previsto no calendário eleitoral deste ano para esse tipo de propaganda é o dia 24 de outubro, dois dias antes do segundo turno das eleições de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...