domingo, 29 de junho de 2014

MEMÓRIA VIVA: LETÍCIO CAVALCANTE DE FIGUEIREDO - A BIOGRAFIA

Letício Cavalcante de Figueiredo nasceu aos 28 de fevereiro de 1919 em Alexandria - Rio Grande do Norte de parto gemelar, tendo como irmão Francisco Patrício de Figueiredo, filho de José Patrício de Figueiredo Filho e Joaquina Cavalcante de Queiroz, que tiveram mais nove filhos: José Patrício de Figueiredo Neto (Zuca), Evaristo Patrício, João Patrício, Petronila Patrício, Eliza Patrício, Elita Patrício, Alice Patrício, e Maria de Lourdes Patrício. Seu nome Letício foi escolhido pela mãe para homenagear o primeiro filho de seu irmão mais velho Manoel Queiroz que se chamava Letício Fontes de Queiroz.

        Foi batizado em Alexandria na Capela do Coração de Jesus hoje conhecida como Igreja Velha tendo como oficiante o Padre Isidro Gomes e como padrinhos os amigos da família João Moreira Pinto e sua irmã Maria Moreira (Dona Marica).

        Nos idos de 1926 morava a família no Sitio Alto Vermelho no Município de Pau dos Ferros tendo de fugir acossados pela horda de cangaceiros que invadia os sertões iniciando daí seu José Patrício uma serie de mudanças com a família tendo residido na Paraíba (Mamanguape), e João Pessoa, a convite de uma parenta D.Ana Maria de Figueiredo Araújo (Donana) esposa do na época Governador daquele Estado o Dr. José Peregrino de Araújo. 

        Já de volta ao Rio Grande do Norte freqüentou o curso primário no Grupo Escolar Joaquim Correia em Pau dos Ferros RN nos anos de 1926 e 1927 tendo logo em seguida, 1928 se mudado para o Estado do Pará onde terminou os estudos tendo como professora a irmã Elisa, na Escola Isolada de Açaitema nos idos de 1932. Vale lembrar que a viagem ao Estado do Pará foi feita em um comboio de burros até Quixadá no Ceará de lá seguindo de trem até Fortaleza de onde tomaram um navio até Belém, novamente de trem até Tauarí, continuando a pé até o sitio Açaitema onde residiram até 1934. Neste mesmo ano Letício teve que retornar a São Miguel no Rio Grande do Norte, aonde já os aguardava em Fortaleza o Seu tio Dr. Francisco Severiano de Figueiredo, acompanhando seu pai doente tendo o resto da família permanecido no Pará por mais seis meses retornado em seguida para São Miguel.

        Ainda em 1934 foi logo residir em Luiz Gomes onde trabalhou na Farmácia Queiroz (Luiz Gomes e Natal) de propriedade de seus familiares. Já estando a família residindo em Alexandria Letício para lá se deslocou indo trabalhar como balconista na loja de tecidos do Sr. Manoel Emídio de Sousa.

        Convocado para o Serviço Militar em 1941 serviu na 7ª Região Militar 1ª Cia. do 7° Batalhão de Engenharia em Natal. Já promovido a cabo foi para o campo de treinamento dos militares que seguiriam para a Itália, em Paudalho no Estado de Pernambuco onde fez curso de cabo enfermeiro tendo se deslocado com as tropas rumo à Itália, indo somente até o Arquipélago de Fernando de Noronha aonde chegou já no final da II Guerra Mundial permanecendo no Arquipélago por dois anos, no aguardo das tropas que regressavam da Europa.

        Em 1944 com as economias do período militar retorna a Alexandria estabelecendo-se com uma Mercearia no Mercado Publico Municipal, tendo casado com Maria do Socorro Pedrosa de Figueiredo, em 05 de janeiro de 1946. Ajudado pelo sogro Herisberto Napoleão Pedrosa e orientado que foi pela sogra Isaura Dantas Pedrosa, inicia novo comercio com um Barracão para fornecimento aos operários que construíam a Estrada de Ferro Mossoró Sousa, que infelizmente não mais existe.

        Continuando a vida de comerciante estabeleceu-se com um Socorro Farmacêutico que veio posteriormente a se transformar na Farmácia Socorro funcionando esta sob a responsabilidade da farmacêutica Dra.Vilaní Paiva de Oliveira até que Letício tendo feito curso de Farmacêutico Provisionado pôde assumir a responsabilidade pelo seu estabelecimento onde com desvelo atendia diuturnamente a todos que batiam a sua porta, isto durante 30 anos, até que a cidade viesse a ter assistência hospitalar. 

        Do casamento com Dona Socorro nasceram quatro filhos: Francisco Alvibar Pedrosa de Figueiredo, médico, casado com a bióloga Constança Clara Simões Barbosa de Figueiredo que lhe deram dois netos, Leonardo Simões Barbosa de Figueiredo (Engenheiro) e Lília Simões Barbosa de Figueiredo (Jornalismo e Filosofia), divorciado posteriormente, veio a casar com Vanusa Alves Pedrosa de Figueiredo sua atual esposa; Joaquina Cavalcante de Queiroz Neta, médica, casada com o também médico Almir Ferreira de Andrade que lhe deram duas netas, Letícia (primeira neta), (Advogada), e Fernanda (falecida); Maria da Conceição Pedrosa de Figueiredo, odontóloga, casada com o odontólogo José Soares Cruz que lhe deram três netos, Luana (Advogada), Polyanna (Ciências da Computação) e Letício (Advogado); Maria da Salete Pedrosa de Figueiredo, odontologa, casada com o Engenheiro Manuel Enéas Dias que também lhe deram três netos: Guilherme (Engenheiro). Bernadete (Advogada) e Elizabete (Engenheira).

        Letício, depois de longa enfermidade veio a falecer em Alexandria em 24 de novembro de 1995.


Do Blog: Agradecimentos a Dona Socorro e Alvibar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...