sexta-feira, 16 de maio de 2014

"ESTAMOS FECHANDO PORQUE NÃO APRENDI A FABRICAR DINHEIRO"- Dr. Paulo Xavier Trindade - Diretor do Hospital Varela Santiago

Via Tribuna do Norte

A UTI neonatal do Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, poderá ser completamente desativada nos próximos dias. O motivo é a falta de recursos para a manutenção dos dez leitos, inaugurados no dia 14 de março. A informação foi dada na manhã de hoje pelo diretor do hospital, Dr. Paulo Xavier Trindade.

Com custo médio mensal de R$ 220 mil, a direção do hospital tinha a expectativa de que o Ministério da Saúde realizasse a habilitação dos leitos para que pudesse haver o repasse dos recursos para pagamentos de pessoal e estrutura para o funcionamento dos dez leitos. No entanto, após dois meses, a direção do hospital diz que não tem mais como arcar com os gastos.

"Estamos fechando porque não aprendi a fabricar dinheiro. A UTI está sendo mantida com recursos do hospital, com empréstimo de quase R$ 5 milhões que tomamos junto à Caixa Econômica para outra finalidade e que e está sendo utilizado para manter os leitos funcionando. À medida que os pacientes forem recebendo alta, vamos fechando os leitos. Temos criança pesando 750g e não vamos deixar ninguém desamparado na rua", disse Paulo Xavier, confirmado que oito dos dez leitos estão ocupados.

Segundo o diretor do hospital, no dia em que ocorreu a inauguração da ala com os leitos de UTI neonatal, ele mesmo informou que haveria a possibilidade de que a unidade mantivesse o funcionamento com recursos próprios por até 45 dias. Porém, após dois meses, ele disse que a situação está insustentável e que não entende porque não há a habilitação da UTI neonatal do hospital.

"Foi feita a auditoria pela secretaria de Saúde em tempo recorde, mandamos a documentação, mas falta o ministro da Saúde assinar uma portaria para habilitar os dez leitos. Sem isso, infelizmente, não temos como manter o funcionamento. Dois leitos já estão desativados e vamos desativar os restantes de acordo com a alta dos pacientes", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...