sexta-feira, 25 de abril de 2014

ALEXANDRIA/RN: NOTA DE ESCLARECIMENTO DO Pe. ANTONIO NETO

Venho por meio desta, esclarecer informações infundadas, levianas e que não condizem com a verdade, proferidas pela Blogueira Fátima Silva em sua página social na internet, onde a mesma faz insinuações, as quais eu gostaria de esclarecê-las e desminta-las.

Todos conhecem a minha pessoa, minha índole, minhas responsabilidades à frente de Nossa Paróquia. Em toda minha caminhada sempre pautei pela honestidade, sinceridade, objetividade, verdade, justiça, paz, responsabilidade e humanismo.

Cara Blogueira, vejo que você pegou o bonde errado, na hora errada, e, sobretudo para o lugar incerto. Vejo que você é a pessoa menos indicada para fazer qualquer crítica à igreja de Alexandria, por não participar ativamente do que acontece na mesma. Como ousa criticá-la numa tentativa impensada de difamá-la sem nenhum conhecimento de causa? Com suas palavras, não me resta alternativa senão acreditar que você está passando por um momento de turbulência muito forte ou você é realmente perversa.

Fui ordenado Sacerdote no dia 19 de Junho de 1994. Assumi as Paróquias de Martins, Umarizal e agora a de Alexandria. Sinto-me à vontade para desafiar você e qualquer um que faça parte dessas três Paróquias a mostrar, com provas, qualquer atitude desonesta, sobretudo pastoralmente à frente das comunidades que pastoreio, tipo passar a mão na cabeça de alguém, fazer arrumadinho ou ser conivente com qualquer trapaça, seja ela qual for.

Trabalhei e quero deixar bem claro a você e a quem possa interessar que desde que cheguei em Alexandria, sempre trabalho integralmente em prol da evangelização da comunidade. Não tiro o mês de férias como me é de direito, não que eu esteja reclamando disso, afinal não tiro por opção própria. Não vivo nas esquinas e muito menos visitando pessoas em busca de fofocas ou coisa desse tipo.

DÍZIMO: Muito me estranha os questionamentos que você fez em sua rede social. Você que se diz Católica, não sabe o que é Dizimo? Das duas uma: ou você é ignorante mesmo ou é acomodada o bastante para não saber definir o que é Dízimo. Quantos e quantos cursos, palestras, reflexões sobre o Dízimo já foram dadas em nossa Paróquia e você você vem com esse tipo de indagação? Você não sabe o que é? para quem serve? e o que está sustentando? Você é dizimista? Você participa mesma da "sua" igreja? Convido-lhe a me fazer uma visita para ver todos os recibos e notas, o que entra e sai e o que tem em Caixa. Inclusive é enviada uma prestação de contas mensalmente detalhando todas as entradas e saídas com notas fiscais e recibos para a Diocese.

BATISMO: Você sabe quantos batizados são realizados anualmente na Paróquia de Alexandria? Quero-te dizer que tenho minhas responsabilidades. Se em algum momento deixei de batizar alguém foi por algum impedimento e não por leviandade como você insinua em suas colocações. Desafio você a me mostrar qualquer pessoa que tenha procurado o batismo nessa Paróquia e lhe tenha sido negado sem que haja algum impedimento. Não só o Batismo, mas qualquer outro sacramento, em qualquer hora ou qualquer lugar. Desafio você ou qualquer um que me prove que deixei de atender alguém pelo simples fato de ser pobre como você colocou em sua postagem. Desafio você a mostrar qualquer pessoa que diga que deixei de atender celebrações da Sagrada Eucaristia por falta de dinheiro. Quero te informar que de Dezembro até abril foram realizados 119 batizados só aqui em Alexandria, sem contar as Cidades de João Dias e Pilões. Isso te diz alguma coisa?

PRIVILÉGIOS NA IGREJA: É isso mesmo que entendi? Se eu tinha alguma admiração por sua coragem, tenha certeza de que ela caiu por terra. Porque acho que ter coragem não significa sair difamando sem antes conhecer. Isso é o que estou achando de você nesse momento. Se eu fosse você me envergonharia de dizer que vivo acolhendo quem é rico e desprezando quem não tem dinheiro. Quero te dizer que quem sustenta nossa Igreja são principalmente os pobres. Trabalhadores, homens e mulheres que assumem o seu ser cristão. Porque eu os excluiria da Igreja que não é minha? Acho que você não tem vindo muito a Igreja, até porque ela está sempre lotada de fiéis. Como você quer reduzir a uma dúzia de pessoas?

POLÍTICA: Você sabe realmente o que é POLÍTICA? Acho que não. Diz o velho ditado que o pior analfabeto não é aquele que não sabe ler. O pior é o analfabeto político. Veja aqui o que diz o Sumo Pontífice a respeito da Política e os Cristãos Católicos:

                    “O bom católico se imiscui na política”, diz o Papa Francisco

“Envolver-se na política é uma obrigação para o cristão. Nós cristãos não podemos brincar de Pilatos, lavar-nos as mãos. Devemos envolver-nos na política, porque a política é uma das formas mais altas da caridade, porque procura o bem comum. Os leigos cristãos devem trabalhar em política. Você me dirá: Não é fácil. Mas também não o é tornar-se padre! A política é demasiadamente suja, mas é suja porque os cristãos não se envolveram com o espírito evangélico. É fácil dizer: culpa daquilo… Mas eu, o que faço? Trabalhar para o bem comum é dever do cristão.”
                                                                                                                                       Papa Francisco

(fonte: www.Youtube.com. vídeo: Papa Francisco - É dever do cristão participar da política)

Desafio a você e a qualquer um, a mostrar um palanque político em Alexandria que eu tenha participado, favorecido ou que qualquer candidato tenha usado os microfones e os meios de comunicação da paroquia para fins eleitoreiros. Em que sentido a Igreja se torna, em suas palavras, “palanque político”? Inclusive no ano de 2010, você me perguntou se eu estava apoiando a então candidata ao Senado Federal  Vilma de Faria, e minha resposta foi clara e objetiva, “ a igreja não tem candidato nem partido político”.

Sinceramente assumo que já subi em palanque político partidário quando então vigário de Umarizal. Fiz e assumo. Não fiz nada as escondidas. Quero que você me esclareça, não só a mim, mas aos seus seguidores, quando foi que eu vesti camisa partidária aqui em Alexandria?

Aconselho que você faça uma boa reciclagem sobre todos os seus questionamentos. É preciso. Se o seu objetivo é de informar as pessoas, aprenda a consultar os fatos, e não saia escrevendo aquilo que lhe der na telha, só assim você transmitirá uma notícia com veracidade e credibilidade. Portanto quero deixar bem claro que somos responsáveis por aquilo que falamos e escrevemos.
               
                                                                     Atenciosamente
                                             Pe. Antônio Araújo de Oliveira Neto (Pe. Neto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...