sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

ESGOTO A CÉU ABERTO : INIMIGO INVISÍVEL

Recebemos vários pedidos para que mostrássemos a situação de parte dos esgotos a céu aberto em vários pontos da nossa cidade; nosso repórter fotográfico Daniel Carvalho esteve em parte dessas localidades e fotografou as várias situações encontradas nas ruas Joaquim Manoel da Silva, Severino Antonio de Lima, Jorge Bernardo da Silva, Av. Deputado Patrício Neto, Canal da Luisinho Maniçoba, Canal da 13 de Maio, Imediações do Colégio Dinarte Mariz.
Serviço absolutamente essencial, a coleta e o tratamento de esgoto têm sido deixados de lado por sucessivos governos. Hoje, apenas 50,6% da população urbana brasileira têm acesso a rede de esgoto. Para um país que pretende ser uma potência econômica esse número é inaceitável, principalmente porque quem tem mais sofrido com essa situação são as crianças.
 A inexistência de rede de distribuição de água potável, associada à falta de coleta e de tratamento de esgoto, cria um ambiente insalubre que propicia o desenvolvimento de doenças fatais. O que mais surpreende no esgoto é o seu poder destruidor, sua capacidade de atuar em todo o território nacional e de se infiltrar em todos os níveis da sociedade.
 A sociedade civil precisa estar alerta que o problema toxicológico causado pela falta de coleta e tratamento de esgoto não está restrito apenas às comunidades carentes. Basta um vento mais forte ou uma chuva para carregar as substâncias tóxicas para muito mais longe, contaminando e condenando, em porções homeopáticas, toda a sociedade. Tais substâncias, despejadas diariamente em nossos rios pelos esgotos, são um verdadeiro inimigo invisível.

Alexandria não está fora desse contexto, portanto as nossas autoridades precisam encarar esse problema de frente e buscar soluções para ontem, visto que  é um problema que vem se arrastando a décadas. SAAE, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras dentre outras, unam-se e  busquem soluções definitivas para esse problema que aflige a todos nós.

Barriguda News
Adaptação do Texto de Anthony Wong -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...