quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

CUBANA critica colega que deixou Mais Médicos: 'NINGUÉM VEIO ENGANADO'

Trabalhando no centro de saúde 1 de Santa Maria, no Distrito Federal, desde outubro, a médica cubana Idania Garrido, de 50 anos, criticou a postura da colega Ramona Matos Rodriguez, que abandonou o Programa Mais Médicos alegando que profissionais estrangeiros recebiam uma bolsa maior que a dos cubanos. "Ela teve uma conduta inadequada. Todos sabiam a missão que cumpriríamos no Brasil", afirmou.

Ramona deixou o cargo em Pacajá (PA) e veio para a capital do país no início do mês, argumentando ter descoberto que, enquanto cubanos recebiam U$ 400 (cerca de R$ 965), outros estrangeiros recebiam R$ 10 mil para fazer o mesmo serviço. A profissional teve o registro cancelado nesta quarta (12). Ela pediu refúgio ao governo brasileiro.

Segundo a médica de Santa Maria, nada disso era desconhecido. "Encaro que ela teve uma atitude errada. Nós viemos para cá sabendo tudo que aconteceria no Brasil. Ninguém veio enganado. Todos estávamos de acordo", diz. "E a minha família recebe uma ajuda do governo de Cuba, justamente porque estou aqui."

Idania afirma ainda que está muito satisfeita de trabalhar no país, por acreditar que pode contribuir com a população que mais precisa do serviço. Ela conta que se inscreveu no programa instigada pelas notícias de que profissionais brasileiros se recusavam a fazer atendimento em áreas rurais.

Com experiência de 26 meses de trabalho na República da Gâmbia, na África, a cubana garante que as diferenças de idioma e que os relatos de más condições de trabalho não a intimidaram. A surpresa mesmo foi cair em Brasília. "Eu achava que iria para Amazônia."

Afirmando não ter enfrentado dificuldades desde que chegou, nem mesmo em relação a material para o trabalho, Idania diz também discordar da maneira como médicos brasileiros supostamente lidam com os problemas no dia a dia das unidades de saúde. "Fizemos um juramento de trabalhar onde fosse necessário, por quem precisasse", afirma.

"Eu acho que condição se cria. É claro, é responsabilidade do Estado e do Ministério da Saúde preparar os lugares, fornecer os materiais. Mas nós, cubanos, temos uma formação diferente", completa. "Os médicos cubanos só precisam de um estetoscópio, um medidor de pressão e uma caneta. E, também, de saber fazer um bom interrogatório."

Via G1/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...