terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Segurados do INSS têm até dia 28 de fevereiro para renovar senha em instituição bancária

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 28 de fevereiro para procurar a agência bancária onde recebem o benefício para comprovar que estão vivos e renovar senha. Caso o prazo seja descumprido, o pagamento poderá ser bloqueado pela Previdência Social.

"A orientação do INSS é que a população fique atenta aos prazos. Lembrando que esse é um procedimento bancário, cuja finalidade é evitar que irregularidades sejam cometidas, como o pagamento a beneficiados pós-óbito", destaca Camila Sena, chefe do serviço de benefícios da Gerência Executiva do INSS em Mossoró, que possui hoje mais de 53 mil segurados.

Inicialmente, o prazo para que os bancos finalizassem o processo de comprovação de vida e renovação de senha daqueles que recebem por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético seria expirado em agosto de 2013, porém dos 30,7 milhões de beneficiários em todo o Brasil, 9,4 ainda não tinham atendido à convocação para renovar a senha.

Ao ser convocado, o beneficiário deve ir até a agência bancária levando um documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, Carteira de Trabalho, carteira de habilitação). Caso esteja impedido de ir à instituição financeira, o segurado pode fazer a prova de vida por procuração, desde que o procurador seja devidamente cadastrado no INSS.

"Muitas vezes, há confusão sobre o que está sendo renovado. Nesse caso específico, são os próprios bancos que estão fazendo essa atualização de senha e comprovação de vida. Alguns beneficiados vêm até o INSS pensando que é para renovar a procuração, o que só deve ocorrer quando o documento está expirando", explica a chefe do serviço de benefícios do INSS em Mossoró.

Ainda segundo Camila Sena, os casos de irregularidades em pagamentos a segurados são identificados pelo setor de monitoramento operacional de benefícios. "Registramos, sim, alguns casos. Em algumas situações, inclusive, encaminhamos as informações para a Polícia Federal instaurar o inquérito", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...