segunda-feira, 28 de outubro de 2013

OPERÁRIO MORRE em forno de cal na cidade de Governador Dix Sept Rosado/RN

Cézar Alves/da Redação-De Fato

O operário Erivan Galdino da Silva, de 43 anos, foi atingido por destroços de um forno de produção de cal em Governador Dix Sept Rosado, na manhã desta segunda-feira, 28, e faleceu na sala de cirurgia do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró.

O acidente de trabalho aconteceu no sítio Aguilhadas, zona rural de Governador Dix Sept Rosado, que tem na produção de cal sua principal fonte de renda. São mais de 60 fornos produzindo cal para vários estados do Nordeste, principalmente indústria química.


A atividade era totalmente ilegal até poucos anos, sendo que toda a cadeia produtiva desenvolviam suas atividades de forma rústica, sem apetrechos de seguranças dos trabalhadores ou de licenças ambientais de funcionamento dos fornos e extração de lenha e calcário.

Após uma série de reportagens publicadas no Jornal de Fato, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA) adotou uma série de providências no sentido de regularizar a atividade, especialmente do ponto de vista ambienta. 31 fornos foram legalizados e os demais estão em processo com o mesmo fim.

Sobre a segurança dos trabalhadores da indústria de cal no município, o problema continua. Nem todos os trabalhadores usam equipamentos de segurança, apesar do perigo que é trabalhar com o cozimento de pedra de calcária para fazer cal virgem. Tanto o trabalho como o resultado deste são considerados perigosos, um risco a saúde do trabalhador.

No acidente que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 28, o trabalho Erivan Galdino da Silva foi retirado pelos colegas de trabalho e socorrido numa ambulância do município para o HRTM, em Mossoro. Entretanto, não resistiu a gravidade dos ferimentos e faleceu. O corpo está sendo encaminhado para exames no Instituto técnico-científico de Policia (ITEP), em Mossoró, para exames, e em seguida será liberado para velório e sepultamento.

Providências

O Ministério Público do Trabalho, em Mossoró, deve ser acionado para adotar providências e evitar que outros trabalhadores sofram acidentes e venham a falecer, como aconteceu com o trabalhador Erivan Galdino da Silva, de 43 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...