quinta-feira, 25 de julho de 2013

UFRN quer fazer novas propostas para o Mais Médicos para o Brasil

A reitora Ângela Paiva Cruz, em reunião com professores, alunos e residentes do curso de Medicina na manhã desta quinta-feira, 25, comunicou que a UFRN não participaria imediatamente do Projeto Mais Médicos para o Brasil, porque os vários segmentos do Curso de Medicina – estudantes, docentes, departamento e o  Núcleo Docente Estruturante(NDE) - não dispunham de informações suficientes e necessárias  para uma tomada de decisão nesse curto espaço de tempo.

O projeto Mais Médicos para o Brasil prevê que as universidades federais indiquem tutores acadêmicos para o acompanhamento dos supervisores (médicos do SUS) e estes, por sua vez, acompanhem os médicos contratados para as cidades com carência desses profissionais. O tutor é o responsável pelo plano de trabalho que vai  definir as atividades de integração entre a parte acadêmica e a de  serviço, definindo também as atividades desenvolvidas pelos médicos  supervisores e médicos participantes do projeto.


De acordo com o projeto, as universidades teriam o prazo até a meia de noite desta quinta-feira para fazer a pré-adesão ao projeto. Segundo a reitora Ângela Paiva, a UFRN continuará trabalhando  para discutir e propor melhorias no Programa Mais Médicos. Uma comissão foi designada para elaborar propostas que serão encaminhadas, posteriormente, à Comissão Nacional instituída pelos Ministérios da Educação e da Saúde.

A decisão foi comunicada aos mais de 100  alunos do Curso de Medicina da UFRN, sob forte aplauso, que se comprometeram de discutir e apresentar suas proposições à comissão formada pela UFRN. Essa comissão está formada pelos professores João Emanuel Evangelista (pró-reitor de Planejamento), Ana Tânia Lopes Sampaio (Depto. de Saúde Coletiva), Antônio de Lisboa Lopes Costa ( Vice-Diretor do CCS), Elaine Lira Medeiros Bezerra (Coordenação do Curso de Medicina - Natal), George Dantas de Azevedo (Coordenação do Curso de Medicina - Caicó), Marise Reis de Freitas (Coordenação do Curso de Medicina - Natal), Maurício Roberto Campelo de Macedo (Prof. do NESC) e Thiago Gomes da Trindade (Prof. do Depto. de Medicina Clínica).

O Projeto Mais Médicos para o Brasil tem a finalidade de proporcionar o aperfeiçoamento profissional a médicos na atenção básica em saúde em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), mediante oferta de curso de especialização por instituição pública de educação superior e atividades de ensino, pesquisa e extensão, e terá componente assistencial mediante integração ensino-serviço. As universidades federais que fizerem adesão coordenarão as atividades acadêmicas no Curso de Especialização em Atenção Básica, com duração de três anos, que serão oferecidos aos médicos participantes, para atuarem nos municípios com escassez ou ausência de médicos nos serviços de atenção básica à população.

Da Assessoria/Jornal de Fato

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...