sexta-feira, 14 de junho de 2013

UM GRITO DE SOCORRO PELA ESCOLA PÚBLICA

Enquanto milhares de jovens estudantes de classe média vão as ruas das principais capitais brasileiras para protestar contra o aumento de R$ 0,20 na passagem do transporte urbano, uma mãe de classe social menos favorecida no interior do Rio Grande do Norte, nem precisou se utilizar de redes sociais como o Twitter e o Facebook, certamente por sequer ter acesso a estas ferramentas modernas, para protestar contra as péssimas condições da escola pública.

O fato aconteceu hoje na abertura da Conferência Municipal da Educação em São José de Mipibú, distante cerca de 45 quilômetros de Natal, capital do estado. Não fosse um blogueiro local, o protesto em forma de desabafo da pobre mãe da comunidade chamada Jacaracica, jamais teria ultrapassado as quatro paredes do local onde fora realizado o evento. Detalhe: o protesto dessa mãe foi na presença da secretária municipal de Educação do município.

Um protesto, diga-se de passagem, que deveria ser encampando pelos jovens que estão indo as ruas das grandes cidades brasileiras para protestar contra o aumento das tarifas dos ônibus, já que o ensino público neste país está deixando a desejar.

A mãe falou nos direitos humanos para cobrar melhores condições na escola em que seus filhos estudam. Claro está que alguém na reunião falou sobre direitos humanos, mas não necessariamente neste contexto. Mas, na sua ignorância – ignorância aí não no sentido pejorativo, mas no sentido de falta de instrução, conhecimento – a mãe questionou que direitos humanos são esses que há mais de dois meses ela solicita que se retire o lixo da escola e ninguém, absolutamente ninguém, providencia.

"Meus filhos convivendo com baratas, ratos, esgotos a céu aberto e vocês ainda vêm me falar de direitos humanos! Que direitos humanos são esses se meus filhos não valem dez Centavos?

Se vocês souberem onde está esses direitos humanos, por favor, me digam que quero ir atrás dele, pois para que meus filhos pudessem estudar nesses dias de chuva foi preciso abrir o guarda-chuva dentro da sala de aula. 

- Isso é um pedido de Socorro! Socorram minha comunidade! "

Um comentário:

  1. Lendo esse depoimento , o desprezo pela classe política brasileira é do tamanho da revolta dessa mãe.

    Enquanto isso o Brasil promove uma copa que não vai servir para que?

    Absurdo

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...