quarta-feira, 29 de maio de 2013

NOS CONTORNOS DO RIO POTENGI - Contos inspirados em Graciliano Ramos

O pedagogo e advogado Manoel Marques Filho lançou nesta terça-feira, na sede da Academia Norte-riograndense de Letras em Petrópolis, o livro "Nos contornos do Rio Potengi", onde reúne 21 contos livremente inspirados no "modo substantivo" de escrever tão característico na literatura de Graciliano Ramos. A obra, que traz orelhas assinadas pelo poeta Eduardo Gosson, é fruto da parceria entre a Editora Bagaço e a União Brasileira de Escritores do RN, e faz parte da Coleção Bartolomeu Correia de Melo.

Este é o terceiro livro de Manoel Marques Filho, porém o primeiro dedicado à literatura - os outros dois foram publicados quando era servidor da Emater/RN lotado nos setores de Planejamento e Administração de Recursos Humanos; e Assessoria  Jurídica, são eles: "A Extensão Rural em Meio Século - A Experiência do RN" e "A Educação em Extensão Rural - Algumas Questões Essenciais". Paralela a atividade técnica, exercitava seu lado ficcionista publicando contos em jornais e revistas culturais, principalmente no Jornal O GALO (FJA). Vale registrar que alguns contos são inéditos.

Em "Nos Contornos do Rio Potengi" sobressai a capacidade de Marques Filho de expor histórias de maneira límpida, repleta de personagens quase sempre inspiradas em pessoas que vivem no limite, como o personagem João Paulo, no conto "Caldo Grosso": "O homem era diferente das pessoas comuns, silencioso, de uma calma total, pausado nos gestos até para beber cachaça, enquanto que Dona Diva, sua mulher, gorda e gasguita, falava pelos cotovelos e dobrava o pescoço em demoradas gargalhadas. (...) O até então João Paulo, com sua brandura de olhar (...) deitou  a mulher briguenta ao chão de barro batido (...) com um só  golpe de faca amolada  cortou-lhe a orelha direita".

"Numa terra infestada de versejadores, é motivo de alegria a publicação do trabalho de um bom ficcionista prosador", escrevou Gosson, presdiente da UBE/RN, na apresentação do livro.

Serviço: Lançamento do livro "Nos Contornos do Rio Potengi" (Editora Bagaço/UBE-RN), de Manoel Marques Filho. Terça-feira, às 19, na Academia Norte-Riograndense de Letras.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...