domingo, 17 de fevereiro de 2013

ELEIÇÕES UERN 2013: Campanha eleitoral para reitor e vice-reitor terá início oficialmente amanhã

Terá início amanhã, 18, oficialmente, a campanha eleitoral para a escolha do reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O processo será conduzido pelo Conselho Universitário (Consuni), através de Comissão Eleitoral formada por sete membros, sendo presidida pelo professor Armando Lúcio.

Até o dia 19 de março, data que antecede o pleito, os candidatos poderão fazer uso de edição especial do Informativo da Uern e da Rádio Universitária FM para fins de propaganda eleitoral em inserções de até 60 segundos, respeitado o princípio da igualdade.

Não será permitida propaganda, entre outros pontos, que implique em oferecimento, promessa ou solicitação de dinheiro, dádiva, ou vantagem de qualquer natureza, como também pichação, inscrição a tinta, afixação de placas, estandartes, faixas. A propaganda eleitoral impressa e física será permitida, exclusivamente, através do uso de carta-programa e botons, sendo permitida também a propaganda em mídia virtual.

O não-cumprimento dessas regras, bem como a utilização de matérias pagas em meios de comunicação, sujeitará o candidato à imediata retirada da propaganda irregular e ao pagamento de multa no valor de 5 mil a 15 mil Unidades Fiscais de Referência (UFIRs).

O Conselho Universitário decidiu que podem realizar-se debates sobre as eleições, sendo assegurada a participação de todos os candidatos, e será admitida a realização do debate sem a presença de todos os candidatos, desde que o responsável comprove havê-los convidado com a antecedência mínima de 72 horas.

Na eleição, marcada para o dia 20 de março, e que terá início às 8h terminando às 22h, o voto será facultativo para os participantes da eleição, não podendo ser realizado por correspondência ou procuração.O sufrágio será proporcional entre os três segmentos acadêmicos, obedecendo à proporcionalidade de 70% do corpo docente, 15% do corpo técnico-administrativo e 15% do corpo discente, percentuais calculados sobre o total de eleitores que comparecerem à eleição.

Cada eleitor votará apenas em um nome para reitor/a e para vice-reitor. Terão direito a voto os professores (as) pertencentes ao quadro permanente da instituição, os/as visitantes e os/as em situação de contrato provisório; os servidores/as técnico-administrativos pertencentes ao quadro permanente, e os/as em situação de contrato provisório, assim como os membros do corpo discente dos cursos de graduação e de pós-graduação.

Candidatos estão otimistas com processo eleitoral

A disputa pela Reitoria tem três candidatos: os professores Pedro Fernandes, Gilton Sampaio e Ana Dantas, e quatro a vice-reitor: Aldo Gondin, Lúcio Ney, Gláucia Russo e Carlos Nascimento. Otimistas com o início da campanha eleitoral, os candidatos falaram com a equipe de reportagem do jornal O Mossoroense.

Para o professor Pedro Fernandes, o período de campanha será utilizado para o debate de ideias, reuniões, apresentações de propostas e diálogo com os segmentos que compõem a Universidade. "Nós estávamos ansiosos pelo início das atividades, momento esse que será de interação com todos os segmentos e setores da instituição. A avaliação que fazemos até agora é muito positiva, estamos há quatro anos na gestão institucional, e temos um trabalho prestado para mostrar", frisa.

O candidato Gilton Sampaio destaca que sua campanha será pautada por uma proposta inovadora para a Uern. "Propomos um rompimento com o continuísmo que se apresenta hoje na Uern, centralizada e pouco funcional das suas instâncias administrativas. Nossa proposta tem como base os princípios da autonomia, da descentralização administrativa e de gestão financeira na tomada de decisões para Campi Avançados, unidades acadêmicas e colegiadas, como também no respeito e tratamento igualitário aos segmentos nas condições de trabalho e de estudo", diz.

A professora Ana Dantas defende um novo modo de trabalhar. "Estamos propondo e sabemos que há grandes chances de consolidarmos um novo paradigma para a Uern. Um novo modo de sonhar e trabalhar, voltado para criar uma atmosfera plenamente democrática e meritocrática, que viabilize um grande salto da Uern na direção de se consolidar como uma instituição de ensino de qualidade, com pesquisa científica na fronteira do conhecimento, e com amplos programas de extensão voltados para a paz e à justiça social", declara.

Barrigudanews
Via O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...