domingo, 28 de outubro de 2012

SÃO PAULO - SP : Um Filósofo assume a Prefeitura da maior Cidade do País

Fernando Haddad (PT) foi eleito o novo prefeito de São Paulo. Com 92% das urnas apuradas, o petista alcançou 56% dos votos contra 43% do adversário José Serra (PSDB). A vitória marca o retorno do PT ao comando da capital paulista após 8 anos, quando Marta Suplicy perdeu a reeleição para o próprio tucano em 2004.

A HISTÓRIA

O novo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), de 49 anos, teve uma trajetória política em cargos administrativos, nunca eletivos. Em 2005, sua experiência como professor da Universidade de São Paulo – onde tornou-se bacharel em direito, mestre em economia e doutor em filosofia – lhe levou à Secretaria Municipal de Finanças, chefiado por João Sayad.

Mais tarde tarde tornou-se assessor especial do Ministério de Planejamento, sob a tutela de Guido Mantega, e em uma reforma ministerial virou o número 2 do Ministério da Educação. Em 2005, assumiu a pasta após o então ministro Tarso Genro sair às pressas da Esplanada para assumir a presidência do PT devido ao estouro do escândalo do mensalão, que entre os alvos atingiu o então presidente da sigla, José Genoino. À frente da pasta, Haddad ficou marcado pela criação do ProUni - programa de concessão de bolsas em faculdades privadas a estudantes de baixa renda - e pela ampliação e pelas falhas do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Com a imagem descolada do esquema de corrupção julgado neste ano pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Haddad foi a aposta do ex-presidente Lula para recuperar a capital paulista perdida em 2004 justamente para o rival do petista no pleito deste ano, o tucano José Serra. 

A imposição do nome do ex-ministro gerou descontentamentos internos no partido, principalmente da ex-prefeita Marta Suplicy, que gostaria de mais uma oportunidade após duas derrotas consecutivas: para Serra, em 2004, e para o Gilberto Kassab, em 2008.
 
O primeiro turno da campanha foi difícil para Haddad, que demorou para crescer nas pesquisas de intenção de voto. Correligionários apontavam um estilo demasiadamente “blasé” no professor universitário, o que dificultava a sua inserção no eleitorado de baixa renda, que costumam votar em massa nos concorrentes petistas nas eleições municipais.

Filho de um imigrante libanês, Haddad nunca enfrentou dificuldades durante a sua vida. O pai tinha uma loja de tecidos na 25 de março, onde o prefeito eleito trabalhou durante toda a sua adolescência e juventude até o estabelecimento fechar as portas em 1999.

Paulistano de nascimento e criado no Planalto Paulista, na zona sul da capital, o enjamento do petista na política aconteceu durante o curso de graduação na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco. Haddad foi presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, uma das principais e tradicionais organizações estudantis da capital.

No decorrer da campanha, Haddad passou a envolver-se mais com os cidadãos nas caminhadas pelas ruas da cidade e começou a fazer discursos inflamados nos comícios. Conforme o seu entusiasmo com a candidatura crescia, o seu percentual nas pesquisas de intenção de voto subiam. Devido ao grande estresse, recuperou os 10 quilos que perdera antes do início da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...