domingo, 30 de setembro de 2012

DISCOGRAFIA POTIGUAR: Bote a música Potiguar para tocar

Lojas de vinis já foram points de encontros da rapaziada nas décadas de 70 e 80 em Natal. Algumas marcaram época. Whiplash e Apple eram antros undergrounds dos mais badalados. O advento dos CDs coincidiu com o fim de algumas lojas e o costume dos encontros para fumar e discutir música. Sobraram algumas até pouco tempo. Na verdade muitas ainda estão aí, mas sumiram das ruas. E o truque mágico se chama Web. É ela quem explica também uma contradição: mesmo sem CDs à venda em lojas especializadas nunca se consumiu tanta música no Brasil.

Apenas nos últimos três meses, quatro dos artistas mais conhecidos de Natal lançaram discos. Simona Talma, Luiz Gadelha, Liz Rosa e, por último, Khrystal. Onde encontrar esse material? Hoje a disponibilidade está dispersa. Tanto quanto as estratégias de divulgação. Shows, iTunes, myspace (ou outra forma de download gratuito na internet), webrádios, cigarreiras ou pontos de venda os mais variados possíveis reúnem o acervo da música potiguar. Sinal do tempo. E o tempo é virtual. É a explicação para o consumo recorde de música quando a indústria fonográfica vive em crise.

A internet tem equiparado mais a distância abissal entre o artista contratado das grandes gravadores e o artista independente. Se o primeiro recebe a estrutura de marketing e divulgação maciça do seu disco físico pela gravadora, o último sem dinheiro para bancar a gravação e divulgação na mídia, disponibiliza de graça na internet e alcança consumidor até no estrangeiro. Os quatro discos citados contam histórias diferentes. Simona e Gadelha colocaram seus álbuns na internet. Khrystal bancou o disco físico com dinheiro próprio. E Liz Rosa conseguiu apoio da Sony para seu trabalho.

Barriguda News
Via DN Om line - Sergio Vilar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...