domingo, 30 de setembro de 2012

COLHENDO LEITORES: Projeto incentiva a leitura no sertão potiguar

ALTO OESTE - Uma iniciativa idealizada por um instituto do interior tem garantido o acesso à leitura a crianças das zonas urbana e rural em várias cidades potiguares.

Executado pelo Instituto Zulmirinha Veras, o projeto Colhendo Leitores consiste em uma biblioteca itinerante que iniciou suas atividades percorrendo comunidades urbanas e rurais do município de Alexandria e vem se expandido para outras cidades do Alto Oeste potiguar e até mesmo para o estado da Paraíba.
Atendendo a convites, o projeto Colhendo Leitores já desenvolveu atividades em outros municípios da região, precisamente em Antônio Martins, João Dias, Pilões (RN) e Bom Sucesso (PB).

"Trata-se de uma iniciativa de inserção sociocultural, já que proporciona leitura e conhecimento às mais diversas camadas sociais e faixas etárias da população, com ênfase para os públicos infantojuvenil e da terceira idade", destaca o advogado George Veras coordenador do projeto.

A iniciativa foi contemplada pelo Programa BNB de Cultura, edições 2009 e 2010, recebendo patrocínios do Banco do Nordeste/Governo Federal, em parceria com o BNDES, por meio dos quais foram adquiridos livros, mesas, cadeiras, veículo automotor, serviço de som, fantasias e fantoches.

Após agendados, os encontros são realizados, preferencialmente, em sombras de árvores, alpendres, oitões, quintais, para a onde a equipe de monitores/contadores de estórias se desloca, juntamente com o acervo bibliográfico, mesas e cadeiras.

Em uma primeira etapa, foram beneficiadas seis comunidades rurais (polos do município), além de bairros da cidade, havendo o projeto, posteriormente, alcançado praticamente todo o território alexandriense.
Como partes integrantes do projeto Colhendo Leitores, já foram realizados vários eventos, com destaque para o I Encontro de Cordelistas do Oeste Potiguar, que, em dezembro de 2010, oportunizou o lançamento de 13 cordéis de autores de Alexandria e outros seis municípios da região.

No ano passado, ocorreu a Semana Especial do Livro Infantil, em homenagem a Monteiro Lobato, durante a qual participantes do projeto visitaram escolas, fantasiados como personagens do referido escritor, contando estórias e realizando encenações.

Em agosto passado, o projeto comemorou a passagem do Dia do Folclore, em uma programação que envolveu atividades de leitura, contação de estórias e brincadeiras, com a participação de estudantes e professores das escolas públicas e privadas sediadas em Alexandria, permanentes parceiros do Colhendo Leitores e do Instituto Zulmirinha Veras.

Atualmente, o projeto Colhendo Leitores conta com um patrocínio do Banco do Nordeste/Governo Federal, por meio do qual são remunerados os mediadores e contadores de estórias.  

Barriguda News
Via O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...