sábado, 28 de julho de 2012

PROFESSORES CONVOCADOS pelo Estado são insuficientes para suprir déficit

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), anunciou nessa quinta-feira (26) a convocação de 944 professores, 97 deles para atender a demanda da 8ª, 11ª e 12ª Diretorias Regionais de Educação, Cultura e Esportes (Direds), que representam os municípios de Angicos, Assú e Mossoró. No entanto, segundo a assessoria da 12ª Dired, o número de convocados é insuficiente para suprir as necessidades de Mossoró e cidades vizinhas, já que a 12ª Diretoria possui uma deficiência de cerca de 300 educadores.

De acordo com a assessoria da 12ª Dired, ainda não se sabe quantos professores serão enviados especificamente para Mossoró.
"Não foi informado o contingente a ser convocado para o município, porém sabemos que para sanar a deficiência registrada deve ser um número alto. Nosso déficit de professores é principalmente nas áreas de química, física e matemática. Não é só quantidade, precisamos de especificidade. Aqueles que se formam em Pedagogia na nossa região é meio polivalente", disse o assessor Raimundo Antônio.

Para contornar a situação, a 12ª Dired tem adotado o sistema de aulões para repor algumas matérias, que possuem maior carência de educadores. "Algumas escolas já adotaram os aulões. Muitos dos nossos alunos têm participado das aulas ofertadas de forma gratuita pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). A expectativa é que com os investimentos graduais na educação, como a reforma das escolas, a convocação de mais professores, o problema seja solucionado", explicou a diretora da 12ª Dired, Magali Delfino.

Ela complementa informando que a falta de educadores tem afetado diretamente a evasão escolar. "Fizemos um levantamento e descobrimos que nestes últimos 10 anos milhares de alunos abandonaram as instituições de ensino. Entre os fatores que contribuem para a fuga desses estudantes das salas de aula, estão a carência econômica, pois muitos jovens precisam trabalhar para ajudar na renda da família e a dificuldade em acompanhar as disciplinas. Além disso, a falta de professores também estimula a saída desses educandos", relatou a diretora.

A Secretaria de Estado da Educação anunciou que serão convocados 372 professores para 1ª e 2ª Direds, regionais Natal e Parnamirim, que juntas englobam 16 municípios; 255 para 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 16ª Direds, regionais Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau e João Câmara, que juntas agregam 54 municípios; 101 para 7ª, 9ª e 10ª Direds, regionais Santa Cruz, Currais Novos e Caicó, que juntas totalizam 31 municípios; 97 serão convocados para 8ª, 11ª e 12ª Direds, regionais Angicos, Assú e Mossoró, que juntas possuem 24 municípios; e 119 para 13ª, 14ª e 15ª Direds, regionais Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros, que englobam 42 municípios. 

Barriguda News
O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...