sábado, 28 de julho de 2012

JUDOCA SARAH MENEZES bate campeã olímpica e é ouro para o Brasil nos Jogos de Londres 2012

O Brasil ganhou a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres neste sábado (28). A judoca piauiense Sarah Menezes derrotou a campeã olímpica em Pequim 2008, Alina Dimitru, da Romênia, por um wazari e um yuko na final da categoria até 48 kg e ficou com o topo do pódio.

Pela primeira vez na história do judô brasileiro uma mulher sobe no topo do pódio nas Olimpíadas. Além deste recorde, trata-se do primeiro ouro da modalidade desde os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, quando Rogério Sampaio conquistou o topo do pódio.

Do Piauí ao ouro olímpico

A trajetória de Sarah nas Olimpíadas começou com um triunfo sobre a chinesa Ngoc Tu Van com dois yukos. Depois, nas oitavas de final, Sarah superou a francesa Laeticia Payet com um yuko.

Nas quartas de final, a brasileira ganhou de outra chinesa — Shugen Wu — também com um yuko. Na semifinal, quarto confronto do dia, Sarah superou a belga Charline van Snick com um yuko.

Contra a romena na final, Sarah precisou suar para ganhar. Até o último minuto, ninguém havia pontuado — Sarah estava em leve vantagem porque a romena havia sofrido uma punição.

Na segunda metade da luta, Sarah encaixou um golpe e conquistou um yuko, o que deu tranquilidade à brasileira. Nos últimos segundos, ainda houve tempo para outro golpe, que rendeu um wazari para a judoca do Piauí.
Além do ouro em Londres, Sarah já tinha participado dos Jogos Olímpicos de Pequim, mas acabou sem resultados expressivos. A judoca tem ainda no currículo um 3º lugar no Mundial Sênior de Paris (2011) e Tóquio (2010), bicampeonato Mundial sub-20 (2008 e 2009) e 3ª colocação nos Jogos Pan-Americano de Guadalajara (2011).

Barriguda News
Portal Record

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...