domingo, 24 de junho de 2012

TESTE DA ORELHINHA a partir do celular

Pesquisadores da UFRN desenvolvem software inédito e recebem prêmio na cidade do Cabo, na África do Sul
O Grupo de Sistemas Inteligentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ganhou um prêmio internacional por desenvolver um software que possibilita a realização do teste da orelhinha via celular, o que permite que o exame seja realizado em qualquer lugar a qualquer tempo, sem o paciente estar necessariamente no hospital ou clínica. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e o Centro Médico de Harvard Medical School (HST), e premiado no GSMA Mobile Health University Challenge 2011-2012, que aconteceu na cidade do Cabo, na África do Sul, no final do mês de maio. O tema do concurso foi as novas tecnologias móveis aplicadas à saúde.



O teste da orelhinha é uma avaliação da audição em recém nascidos, indicada por instituições do mundo todo para diagnóstico precoce da perda auditiva. Apesar de ser orbigatório no país desde 2010, muitos bebês não são submetidos ao teste porque não há equipamentos disponíveispara a realização na rede pública. O mestrando em engenharia elétrica e integrante da equipe que desenvolveu o software, Talis Lincoln Fonseca, explicou que o grupo percebeu a necessidade de tornar o exame mais acessível à populaçãoe começou então o desenvolvimento do projeto.

Segundo ele, o Rio Grande do Norte possui apenas um equipamento disponível na rede de saúde pública para a realização do teste da orelhinha que funciona na maternidade Januário Cicco. "O equipamento custa em torno de R$ 20 mil e funciona na maternidade Januário Cicco. Isso significa que uma criança nascida no interior do estado só terá acesso ao exame se vier até a capital", disse Talis Lincoln. O aplicativo desenvolvido pelo Grupo de Sistemas Inteligentes da UFRN resolve esse problema.

No exame da orelhinha é enviado um sinal para a orelha e a orelha responde a esse sinal. A partir daí o equipamento capta esse sinal de resposta e, a partir desse sinal, é dignosticado se existe ou não algum problema de audição no bebê. O teste deve ser realizado durante as primeiras 48 horas de vida da criança. Se o teste não for realizado até os seis meses, pode ocorrer dano neurológico permanente.

A distância

O aplicativo para celular desenvolvido pelo grupo da UFRN funciona para coletar a resposta da orelha ao sinal. "O celular vai captar o dado através do microfone, analisar a resposta da orelha e enviar essa resposta para um banco de dados, então o médico acessa esse banco de dados e dá o diagnóstico", diz Talis. "Hoje em dia, na maioria das cidades do interior, existe a rede 3G para acesso a internet. Com o aplicativo, até mesmo um agente de saúde pode fazer o exame em um bebê e, com o resultado no banco de dados, o médico dá o diagnóstico", completou.



DA REDAÇÃO DO BARRIGUDA NEWS
COM INFORMAÇÕES DO DIÁRIO DE NATAL
Foto:Frankie Marcone/DN/D.A Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...