quarta-feira, 27 de junho de 2012

DIX-HUIT ROSADO 100 ANOS

Mossoró Toda Vida

Poucos homens públicos amaram tanto a sua terra quanto Jerônimo Dix-huit Rosado Maia. Não há exagero na assertiva. Foi esse amor, que por vezes o próprio Dix-huit chamava de obsessão, que o fez trabalhar até os últimos dias de sua vida por Mossoró. Queria morrer no ambiente de trabalho, em seu gabinete no Palácio da Resistência, e por pouco não concretizou o desejo. Ele estava em casa no momento em que o coração parou de pulsar. Dia 22 de outubro de 1996, quando cumpria o terceiro mandato de prefeito.

 
O 18º filho do farmacêutico Jerônymo Rosado com Isaura Rosado Maia, nascido no dia 21 de maio de 1912, viveu para servir ao seu povo e a sua terra. Vocação herdada do berço. Missão cumprida com a coragem e determinação de um vencedor, em mais de 60 anos de vida pública. A solidez de sua obra explica – hoje – o desenvolvimento da cidade, pois nela fincaram-se os alicerces para o futuro. 

 
O prefeito das “milobras” – como se autodenominava – fez muito mais, uma vez que as obras de suas três administrações – uma a cada dez anos, a partir de 1973 – foram decisivas para colocar Mossoró no trilho do desenvolvimento. A dicotomização e a tricotomização do rio Mossoró merecem um destaque especial. Ao construir os “braços” do rio, na década de 1980, o prefeito solucionou em definitivo o problema das enchentes que tomavam o centro comercial da cidade, arrastando a nossa economia a cada período de chuvas intensas, provocando prejuízos irrecuperáveis. Saúde, educação, cultura e o desenvolvimento social tiveram, pelas mãos de Dix-huit, o zelo que precisavam. 

 
Antes de se eleger prefeito pela primeira vez, nas eleições de 1972, Dix-huit já olhava e fazia muito por sua terra, na condição de deputado estadual (duas vezes), deputado federal (duas vezes), senador da República e presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA), que tinha status de ministério. Foi à frente desse órgão que ele fundou a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) – hoje Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

 
Para ser um grande administrador, como o foi, Dix-huit Rosado teve que ser um vencedor na política, avocando a saga iniciada pelo velho Jerônymo: “O que eu não puder fazer, um filho meu fará.” Deixou a medicina, afastou-se da condição de militar para enfrentar os desafios da política. A partir do final dos anos 1940, já deputado estadual, filiado a UDN, abraçou a causa de Eduardo Gomes, elegendo-se deputado federal Constituinte e intensificou a carreira política vitoriosa concluída em 1996, quando cumpria o seu último mandato de prefeito de Mossoró.

 
A revista histórica dos 100 anos de Dix-huit Rosado, editada e produzida a partir de um profundo trabalho de pesquisa realizado pelos jornalistas Julierme Torres, José de Paiva Rebouças e Edilson Damasceno, resgata a obra desse patrimônio de Mossoró, do Rio Grande do Norte e do Brasil. Pelas próximas 35 páginas, o leitor vai conhecer a história do Homem, do Político e do Gestor.

 

BARRIGUDA NEWS

César Santos
Diretor-presidente do Jornal de Fato


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...