sábado, 7 de janeiro de 2012

Estudo: uso moderado de maconha pode melhorar a memória

Adultos de meia idade cujas memórias às vezes falham não podem colocar a culpa na maconha ou outras drogas ilícitas usadas esporadicamente na adolescência, segundo um estudo britânico. O estudo testou a função mental e memória de cerca de 9 mil britânicos aos 50 anos e descobriram que aqueles que tinham usado drogas ilegais ao longo da vida apresentaram resultados bons ou melhores do que aqueles que nunca haviam experimentado. O uso acentuado e por um longo período, no entanto, pode prejudicar as funções mentais, alertaram os especialistas. As informações são da Reuters.
A maconha foi a droga mais usada entre os participantes da pesquisa. Um quarto das pessoas já haviam usado em algum momento da vida e 6% contou que fumou maconha no ano anterior. Os pesquisadores questionaram também o uso de anfetaminas, LSD, cogumelos alucinógenos, cocaína e ectasy.
No geral, os resultados parecem sugerir que o uso de drogas no passado ou até mesmo no cotidiano atual não está necessariamente associado ao funcionamento cognitivo na meia-idade, concluiu o pesquisador Alex Dregan, do Kings College de Londres.
Porém, os resultados não excluem eventuais efeitos nocivos em alguns indivíduos que podem estar expostos a drogas durante longos períodos de tempo.
Um pequeno subconjunto de participantes disse já ter feito tratamento contra o vício. Isso sugere que estas pessoas faziam uso de drogas pesadas ou eram viciadas. Elas não responderam tão bem cognitivamente, mas estavam em número reduzido, portanto, não foi possível tirar conclusões significativas, segundo os pesquisadores.

O uso acentuado e por longo período no entanto pode causar danos no cérebro do usuário.
Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...