sábado, 7 de janeiro de 2012

Anvisa recomenda diminuição na quantidade de sal do pãozinho


Os brasileiros consomem 12 gramas de sal por dia. É mais que o dobro recomendado pela OMS. A meta é reduzir em 10% a quantidade de sódio no pão francês, chegando a 289 miligramas em 2014.

A quantidade de sal na receita do pãozinho precisa diminuir. A recomendação da Agência de Vigilância Sanitária é para as padarias de todo o país. Segundo a Anvisa, a medida não é para mudar o sabor, mas para deixar o alimento mais saudável.
Sal e mais sal. Sabor de perigo, avisa a Organização Mundial da Saúde. Os brasileiros consomem 12 gramas de sal por dia. É mais que o dobro recomendado pela OMS. Excesso que pode causar pressão alta, doenças renais e cardíacas. Acabou sobrando para o pão.
Os brasileiros comem um pão francês por dia, em média, segundo o IBGE. O que significa um consumo de 320 miligramas de sódio, o equivalente a uma colherinha de sal. Não parece muito. Mas se essa quantidade for reduzida, os benefícios para a saúde serão muito grandes.
A meta é reduzir em 10% a quantidade de sódio no pão francês, chegando a 289 miligramas em 2014.
“Foi tirado o pão como um padrão, um exemplo, mas uma série de outros alimentos vai sofrer a mesma intervenção. Se espera que até 2016 nós tenhamos teores baixos de sódio na maior parte dos alimentos que são de consumo diário”, explica a nutricionista Vânia Barberan.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, se diminuir o consumo de sal para 5 gramas por dia, a primeira coisa a cair será a pressão arterial do brasileiro: menos 10%. As mortes por AVC, acidente vascular cerebral, diminuiriam 15%. As mortes por infarto diminuiriam 10%. E 1,5 milhão de brasileiros não precisariam de medicação para hipertensão.
O conselho da nutricionista é cortar o sal da alimentação, e não o pão. “O pão tem que fazer parte da comida do brasileiro. Pelo menos no café da manhã, o pão deve fazer parte e um pãozinho no lanche da tarde também é recomendável”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...